Identidade étnica e processo escolar

Autores

  • Lúcio Kreutz UNISINOS

Palavras-chave:

Etnias e Escola, Estado Nacional, Escolarização, Iluminismo, Escola e Interculturalidade

Resumo

A identidade étnico-cultural é fonte de sentido e de construção do real, mesmo se aparece como marginalizada. Os processos culturais são conflitivos e, em cada etnia, há uma história de luta pela determinação de suas metas e valores. Entende-se o étnico como um processo que se constrói nas práticas sociais em perspectiva relacional. A consciência de que a sociedade está cruzada por oposições e tensionamentos de classe, étnicas, de gênero e outras, com interesses freqüentemente contrapostos, indica a necessidade de se desenvolverem pesquisas que mostrem como a escola atuou e atua na realidade diante do desafio da diversidade de culturas. Enguita (1995) sinaliza que a escola não é apenas um lugar a mais em que se repetem os prejuízos e as tensões étnicas. Nesse sentido, ela é o lugar-chave porque é essencial na produção e reprodução da cultura. Por isso a atenção para a herança múltipla, polifônica das tradições culturais, redescobrindo-as, é um passo para se entender que significações produziram na articulação de processos educacionais. Neste estudo, constatou-se que a escola teve muita dificuldade em articular-se com a diferenciação cultural, geralmente legitimou uma perspectiva étnica em detrimento das demais. O estudo aponta ainda para a interculturalidade como horizonte fértil para o processo educacional.

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Biografia do Autor

Lúcio Kreutz, UNISINOS

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Publicado

31-07-1999

Como Citar

Kreutz, L. (1999). Identidade étnica e processo escolar. Cadernos De Pesquisa, (107), 79–96. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/680

Edição

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