Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista

Autores

  • Vera Maria Nigro de Souza Placco PUC/SP
  • Marli E. D. Afonso André FE/USP
  • Laurinda Ramalho de Almeida PUC/SP

Palavras-chave:

Projeto das Classes de Aceleração, São Paulo, Sucesso Escolar, Inclusão/Exclusão do Aluno, Defasagem Idade-Série

Resumo

Este artigo descreve os propósitos, a metodologia e os resultados de um estudo avaliativo sobre a implantação do Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. A realização de seis estudos de caso, em escolas nas quais a implantação foi considerada bem-sucedida, permitiu identificar fatores de sucesso do projeto. A análise de provas de desempenho e de auto-estima de alunos egressos da classes de aceleração indicou a importância de incorporar ao projeto, medidas de médio e longo prazo que ajudem a manter os resultados positivos alcançados.

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Publicado

30-11-1999

Como Citar

Placco, V. M. N. de S., André, M. E. D. A., & Almeida, L. R. de. (1999). Estudo avaliativo das classes de aceleração na rede estadual paulista. Cadernos De Pesquisa, (108), 49–79. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/666

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