Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente

Autores

  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Engenheiro Coelho (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4081-4573
  • Claudia Leme Ferreira Davis Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-0003-3510
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4578-0894
  • Adriana Mallmann Vilalva Universidade Católica de Santos (Unisantos), Santos (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-1089-9238

Palavras-chave:

Formação de Professores, Conhecimento, Raciocínio, Pedagogia

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura que buscou identificar as tendências e características das produções acadêmicas brasileiras que fizeram uso do conhecimento pedagógico do conteúdo [pedagogical content knowledge] (PCK) e dos processos de ação e raciocínio pedagógicos, categorias teóricas de conhecimento docente formuladas por Shulman e colaboradores. Foram localizadas 114 produções, a maioria publicada a partir de 2010. O interesse das pesquisas incide principalmente na formação inicial de professores e nos docentes que atuam nos anos finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio, de modo a apreender como se dá o desenvolvimento e a mobilização do PCK. A análise aqui apresentada pode estimular o desenvolvimento de novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Engenheiro Coelho (SP), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática (identidade, profissionalidade e conhecimento profissional).

Claudia Leme Ferreira Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo (SP), Brasil

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia pela Stanford University; mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997); Assessora Direta da Secretária de Educação Profª Rose Neubauer (1997-1998) (Governo Mário Covas); Professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004); Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2013) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Atualmente é Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas/FCC; membro da Comissão Assessora da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP; da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd e integra o Corpo Editorial dos periódicos Cadernos de Pesquisa (FCC/SP) e Psicologia da Educação (PUC/SP). É parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq. Conta com mais de 83 orientações, em mestrado e doutorado, concluídas e 11 orientações em andamento, sendo 7 de mestrado e 4 de doutorado. Sua atuação na área de Educação tem ênfase em Psicologia Educacional e trabalha principalmente com os seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor, trabalho/atividade docente, educação, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia da educação, ensino aprendizagem, avaliação, metacognicão e teoria sócio histórica.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté (SP), Brasil

Graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté, com mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Assistente III, lotada no Depto de Pedagogia, na disciplina Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenadora Pedagógica do Depto de Pedagogia, na Universidade de Taubaté e integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação na mesma instituição. Trabalhou com a formação de professores em redes púbicas. Participante do PIBID como Coordenadora de Gestão. Estuda a formação de professores, a aprendizagem da docência e os professores iniciantes.

 

Adriana Mallmann Vilalva, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Santos (SP), Brasil

Mestre em Educação sob a orientação da Profª Drª Maria Amélia do Rosario Santoro Franco, pela Universidade Católica de Santos.Pós graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Santos. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Atualmente é chefe departamento jurídico - Central de Abastecimento da União. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: evitar litígios, dando consultoria preventiva para empresas; elaborar defesas trabalhistas. Pesquisadora no grupo de pesquisas Instituições de ensino: politicas e práticas pedagógicas da Universidade Católica de Santos. Pesquisadora no grupo de pesquisas Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação da universidade Católica de Santos.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Almeida, P. C. A. de, Davis, C. L. F., Calil, A. M. G. C., & Vilalva, A. M. (2019). Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 130–150. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6654

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