O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série

Autores

  • Sérgio Antonio de Silva Leite UNICAMP
  • Ana Marisa de Campos Vallim Psicopedagoga da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Mojiguaçu

Palavras-chave:

Crianças, Ensino de 1º Grau, Processo Ensino-Aprendizagem, Escrita, Leitura, Linguagem

Resumo

Esta pesquisa analisa o desenvolvimento da habilidade de produzir textos dissertativos em crianças da 4ª série, relacionando com o contexto em que foram produzidos. Este estudo justifica-se devido à escassez de trabalhos lingüísticos na área, bem como ao alto índice de fracasso dos alunos nesta modalidade de texto. Coletou-se a produção escrita de crianças de rede pública, durante um período de três meses. O material foi analisado buscando-se identificar os operadores argumentativos, os tipos de argumentos utilizados e o estágio da capacidade argumentativa dessas crianças. O estudo sugere que a introdução do texto argumentativo nas séries iniciais do 1º grau, além de proporcionar mais chances de sucesso aos alunos na produção deste tipo de texto ao término do 2º grau, certamente facilitará o desenvolvimento de uma postura crítica, possibilitando aos alunos refletirem sobre a realidade social onde vivem.

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Publicado

31-03-2000

Como Citar

Leite, S. A. de S., & Vallim, A. M. de C. (2000). O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série. Cadernos De Pesquisa, (109), 173–200. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/659

Edição

Seção

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