Intervenção em princípios de contagem: desenvolvimento do programa e aplicação

Autores

Palavras-chave:

Conceito numérico, Aprendizagem, Ensino de matemática.

Resumo

Este artigo apresenta a construção de um programa de intervenção em princípios de contagem para crianças de 1º ano do ensino fundamental, bem como o estudo-piloto que o colocou em prática para avaliar sua aplicabilidade (adequação das propostas, tempo de duração das mesmas e engajamento das crianças) e dinâmica (contextualização, motivação prévia, atividade e sistematização). A aplicação inicial foi realizada com dez crianças de uma escola estadual localizada em Porto Alegre-RS. O diário de campo foi o instrumento para registro do andamento das sessões. Como resultado, evidenciou-se a necessidade de ajustes na intervenção (reorganização da dinâmica e seleção de tarefas), os quais foram feitos de modo a promover a melhoria do programa, possibilitando sua futura aplicação em formato de estudo experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil

Professora associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Aprendizagem e Ensino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALVES, Fabíola de Souza; BARBOSA, Gabriela dos Santos. Contagem e construção do número por crianças da educação infantil. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 21, p. 618-638, 2016.

ANTELL, Sue Ellen; KEATING, Daniel P. Perception of numerical invariance in neonates. Child Development, v. 54, n. 3, p. 695-701, 1983.

BARBOSA, Heloiza Helena de Jesus. Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 37, p. 181-194, 2007.

BERCH, Daniel B. Making sense of number sense: implications for children with mathematical disabilities. Journal of Learning Disabilities, v. 38, n. 4, p. 333-339, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática. Brasília: MEC/SEB, 2014.

CIRINO, Paul T.; FUCHS, Lynn S.; ELIAS, John T.; POWELL, Sarah R.; SCHUMACHER, Robin F. Cognitive and mathematical profiles for different forms of learning difficulties. Journal of Learning Disabilities, v. 48, n. 2, p. 156-175, 2013.

CLARKE, Ben; DOABLER, Christian; NELSON, Nancy J.; SHANLEY, Caroline. Effective instructional strategies for kindergarten and first-grade students at risk in mathematics. Intervention in School and Clinic, v. 50, n. 5, p. 257-265, 2015.

CORSO, Luciana V. Aprendizagem e desenvolvimento saudável: contribuições da psicopedagogia. In: SANTOS, Bettina S. S.; ANNA, Lucia de (org.). Espaços psicopedagógicos em diferentes cenários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 64-76.

CORSO, Luciana V.; ASSIS, Évelin F. Reflexões acerca da aprendizagem inicial da matemática: contribuições de aspectos externos ao aluno. In: PICCOLI, Luciana; CORSO, Luciana V.; ANDRADE, Sandra dos S.; SPERRHAKE, Renata (org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC UFRGS: práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Oikos, 2017. p. 114-138.

CORSO, Luciana V.; DORNELES, Beatriz V. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010.

DEHAENE, Stanislas. Babies who count. In: DEHAENE, Stanislas. The number sense: how the mind creates mathematics. New York: Oxford University Press, 1997. p. 41-66.

DENNIS, Minyi Shih; SHARP, Emily; CHOVANES, Jacquelyn; THOMAS, Amanda; BURNS, Raquel; CUSTER, Beth; PARK, Junkoung. A meta-analysis of empirical research on teaching students with mathematics learning difficulties. Learning Disabilities Research and Practice, v. 31, n. 3, p. 156-168, 2016.

DORNELES, Beatriz Vargas. Princípios de contagem: uma construção progressiva. In: SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Região Sul, 5., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1-12. CD-ROM.

DOWKER, Ann; SIGLEY, Graham. Target interventions for children with arithmetical difficulties. Understanding number development and difficulties. London: The British Psychological Society, 2010. p. 65-81 (BJEP Monograph Series II, 7).

DYSON, Nancy I.; JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph. A number sense intervention for low-income kindergartners at risk for mathematics difficulties. Journal of Learning Disabilities, v. 46, n. 2, p. 166-181, 2011.

FUCHS, Lynn S.; FUCHS, Douglas. Principles for the prevention and intervention of mathematics difficulties. Learning Disabilities Research & Practice, v. 16, n. 2, p. 85-95, 2001.

FUCHS, Lynn S.; POWELL, Sarah R.; SEETHALER, Pamela M.; CIRINO, Paul T.; FLETCHER, Jack M.; FUCHS, Douglas; HAMLETT, Carol L. The effects of strategic counting instruction, with and without deliberate practice, on number combination skill among students with mathematics difficulties. Learning Individual Differences, v. 20, n. 2, p. 89-100, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GELMAN, Rochel; GALLISTEL, Charles Randy. The child’s understanding of number. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Cahitanya. The importance of number sense to mathematics achievement in first and third grades. Learning and Individual Differences, v. 20, n. 2, p. 82-88, 2010.

LOPES, Anemari R. L. V.; ROOS, Liane T. W.; BATHELT, Regina E. O número: compreendendo as primeiras noções. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: quantificações, registros e agrupamentos. Brasília: MEC/SEB, 2014. p. 33-41.

MONONEN, Riikka; AUNIO, Pirjo; KOPONEN, Tuire; ARO, Mikko. A Review of early numeracy interventions for children at risk in mathematics. Early Numeracy Interventions, v. 6, n. 1, p. 25-54, 2014.

NELSON, Gena; POWELL, Sara. A sytematic review of longitudinal studies of mathematics difficulty. Journal of Learning Disabilites, v. 51, n. 6, p. 523-539, 2018.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PASSOLUNGHI, M. Chiara; VERCELLONI, Barbara; SCHADEE, Hans. The precursors of mathematics learning: working memory, phonological ability and numerical competence. Cognitive Development, v. 22, n. 2, p. 165-184, 2007.

PRAET, Magda; DESOETE, Annemie. Enhancing young children’s arithmetic skills through non-intensive, computerised kindergarten interventions: a randomized controlled study. Teaching and Teacher Education, v. 39, p. 56-65, 2014.

RAMANI, Geetha B.; SIEGLER, Robert S. Promoting broad and stable improvements in low-income children’s numerical knowledge through playing number board games. Child Development, v. 79, n. 2, p. 375-394, 2008.

SPINILLO, Alina Galvão. Usos e funções do número em situações do cotidiano. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: quantificações, registros e agrupamentos. Brasília: MEC/SEB, 2014. p. 20-29.

STARKEY, Prentice; COOPER, Robert G. Perception of number by human infant. Science, v. 210, n. 4473, p. 1033-1035, 1980.

STOCK, Pieter; DESOETE, Annemie; ROEYERS, Herbert. Mastery of the counting principles in toddlers: a crucial step in the development of budding arithmetic abilities? Learning and Individual Differences, v. 19, n. 4, p. 419-422, 2009.

TOLL, Sylke W. M.; VAN LUIT, Johannes E. H. Early numeracy intervention for low-performing kindergartners. Journal of Early Intervention, v. 34, n. 4, p. 243-264, 2013.

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Assis, Évelin F. de, & Corso, L. V. (2019). Intervenção em princípios de contagem: desenvolvimento do programa e aplicação. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 246–269. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6560

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)