Etnicidade e raça em atividades de língua inglesa em uma universidade na Bahia

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Raça, Etnias, Inglês

Resumo

O ensino de inglês no Brasil tem sido desafiado pelas novas universidades, resultado dos governos de Lula e Dilma. A Universidade Federal do Sul da Bahia é uma das últimas fundadas no país, tendo sido construída em um estado de maioria negra. Neste artigo, discuto etnicidade e raça no contexto das atividades de leitura em língua inglesa em três disciplinas ministradas durante um ano, em que o foco no contexto regional e na discussão sobre o racismo foi usado para empregar uma metodologia mais inclusiva para envolver os estudantes negros. Os resultados apontam um engajamento positivo dos estudantes nas aulas se eles conseguirem ter inclusão de suas próprias identidades no programa.

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Biografia do Autor

Gabriel Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro (BA), Brasil

Gabriel Nascimento é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia e  Visiting Scholar na University of  Pennsylvania.É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Nascimento, G. (2019). Etnicidade e raça em atividades de língua inglesa em uma universidade na Bahia. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 208–225. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6287

Edição

Seção

Artigos