Os jovens do ensino médio e suas representações sociais

Autores

  • Maria Laura P. Barbosa Franco Fundação Carlos Chagas
  • Gláucia Torres Franco Novaes Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Representações Sociais, Ensino Médio, Escolas, Trabalho

Resumo

O artigo relata os resultados de pesquisa sobre as representações sociais que estudantes do ensino médio desenvolvem acerca da escola e do trabalho. Constatou-se que estes jovens depositam na escola e na educação a única esperança de conseguir um status social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando freqüentemente continuar os estudos. As representações sobre o trabalho mostram-se bastante idealizadas, indicando o desconhecimento dos muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociais. Os resultados encontrados são analisados de forma a contribuir para as reflexões em torno da implantação da atual reforma curricular deste nível de escolaridade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laura P. Barbosa Franco, Fundação Carlos Chagas

Gláucia Torres Franco Novaes, Fundação Carlos Chagas

Downloads

Publicado

31-03-2001

Como Citar

Franco, M. L. P. B., & Novaes, G. T. F. (2001). Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos De Pesquisa, (112), 167–183. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/620

Edição

Seção

Outros Temas