Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão

Autores

  • Joyce Mary Adam de Paula e Silva

Palavras-chave:

Autoridade, Escolas, Administração Escolar, Vida Escolar

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-03-2001

Como Citar

Paula e Silva, J. M. A. de. (2001). Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos De Pesquisa, (112), 125–135. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/617

Edição

Seção

Outros Temas