Relendo Luria: os limites de uma perspectiva

Autores

  • Marisol Barenco de Mello Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Alfabetização de Adultos, Linguagem, Cultura, Racionalidade

Resumo

Com o objetivo de discutir a relação existente entre a escrita e o desenvolvimento cognitivo de sujeitos adultos não alfabetizados, realizamos uma (re)leitura da pesquisa de Luria, tradicional no universo dos estudos cognitivos. Interessa-nos esclarecer algumas das noções historicamente estabelecidas por esses estudos que, baseados nos critérios da lógica formal, apontam déficits cognitivos em sujeitos adultos não alfabetizados. Como um de seus resultados, a presente análise aponta para a necessidade de uma ruptura com os critérios tradicionalmente estabelecidos, centrados principalmente na lógica formal, e propõe uma visão plural da racionalidade humana, levando-se em conta as interações dos sujeitos entre si e com a cultura na qual estão inseridos e que modificam, em suas existências. Este trabalho é assim parte de um estudo mais amplo que se propõe a olhar para as racionalidades de sujeitos com diversos níveis de letramento, em uma situação dialógica, tendo-se como pressuposto fundamental, construído com base na releitura de Luria, entender as racionalidades como intimamente relacionadas às vivências e práticas culturais dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Marisol Barenco de Mello, Universidade Federal Fluminense

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Publicado

31-03-2000

Como Citar

Mello, M. B. de. (2000). Relendo Luria: os limites de uma perspectiva. Cadernos De Pesquisa, (112), 99–124. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/616

Edição

Seção

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