Análise da retenção escolar através de modelos multinível: um estudo em Portugal

Autores

  • Amélia Bastos Universidade de Lisboa (ULisboa); Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG); Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE), Portugal
  • Maria Eugénia Ferrão Universidade da Beira Interior, Covilhã; Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE), Portugal http://orcid.org/0000-0002-1317-0629

Palavras-chave:

Retenção escolar, Participação social, Modelo multinível.

Resumo

Este artigo investiga a retenção escolar em Portugal usando microdados. Com a aplicação de modelos multinível, analisa-se o número de retenções no ensino obrigatório – variável explicada –, considerando como potenciais variáveis explicativas – características individuais do aluno, seu contexto familiar em termos sociodemográficos e económicos e suas condições de vida. Também se investiga o impacto da escola de per si na variável endógena. Os resultados obtidos confirmam a importância das características individuais e familiares e das condições de vida na retenção escolar. A análise empírica mostra que a probabilidade de reprovação de um aluno varia de escola para escola, demonstrando a importância do impacto da escola de per si na retenção escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugénia Ferrão, Universidade da Beira Interior, Covilhã; Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica (CEMAPRE), Portugal

Possui doutorado na área de Estatística e Teoria de Controle, realizado na Pontifícia Universidade Católica, Rio (1999), tendo desenvolvido a componente experimental da Tese no Multilevel Models Project (Institute of Education / University of London). Possui título de Agregação em Métodos Quantitativos - Instituto Universitário de Lisboa (2008). Seus interesses de investigação são em métodos estatísticos para as Ciências Sociais, especificamente em modelos de regressão multinível, erro da medida, modelação de dados longitudinais, e também em modelos estatísticos para avaliação no sector público.

Referências

ALEXANDER, K.; ENTWISLE, D.; DAUBE, S. On the success of failure: a reassessment of the effects of retention in primary grades. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

ALMOND, D.; CURRIE, J. Killing me softly: the fetal origins hypothesis. Journal of Economic Perspectives, v. 25, n. 3, p. 153-172, 2011.

ALVES, A., GOMES, C., MARTINS, A. and ALMEIDA, L. Cognitive performance and academic achievement: how do family and school converge? European Journal of Education and Psychology, v. 10, n. 2, p. 49-56, 2017.

ANDRESEN, S.; MEILAND, S. Being poor from children’s point of view. The potential of childhood theory and qualitative methods for child poverty research: findings from two qualitative studies of poverty in Germany. Children and Youth Services Review, v. 97, p. 94-99, fev. 2019.

AUGHINBAUGH, A.; ROTHSTEIN, D. Do cognitive skills moderate the influence of neighborhood disadvantage on subsequent educational attainment? Economics of Education Review, v. 44, p. 83-99, 2014.

BARBOSA, M. E. F.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em matemática dos alunos da 4a série. In: FRANCO, C. (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 155-172.

BASTOS, A.; FERNANDES, G.; PASSOS, J. Analysis of school failure based on Portuguese microdata. Applied Economics Letters, v. 16, 1639-1643, 2009.

BESSELL, S. Money matters... but so do people: children’s views and experiences of living in a “disadvantages” community. Children and Youth Services Review, v. 97, p. 59-66, 2019.

BOYDEN, J.; JAMES, Z. Schooling, childhood poverty and international development: choices and challenges in a longitudinal study. Oxford Review of Education, v. 40, n. 1, p. 10-29, 2014.

BRADLEY, R.; CROWYN, R. Socioeconomic status and child development. Annual Review of Psychology, v. 53, p. 371-399, 2002.

BROPHY, J. Grade repetition. Paris: UNESCO, 2006.

BROWN, P.; PARK, A. Education and poverty in rural China. Economics of Education Review, v. 21, p. 523-541, 2002.

BROWNE, M. W.; SHAPIRO, A. Robustness of normal theory methods in the analysis of linear latent variable models. British Journal of Mathematical and Statistical Psychology, v. 41, p. 193-208, 1980.

BUDRIA, S.; MORO-EGIDO, A. I. Education, educational mismatch, and wage inequality: evidence for Spain. Economics of Education Review, v. 27, n. 3, p. 332-341, 2008.

BURGER, K. How does early childhood care and education affect cognitive development? An international review of the effects of early interventions for children from different social backgrounds. Early Childhood Research Quarterly, v. 25, p. 140-165, 2010.

BURGESS, S.; BRIGGS, A. School assignment, school choice and social mobility. Economics of Education Review, v. 29, n. 4, p. 639-649, 2010.

CORMAN, H. The effects of state policies, individual characteristics, family characteristics, and neighbourhood characteristics on grade repetition in the United States. Economics of Education Review, v. 22, p. 409-420, 2003.

CORREA, E. V.; BONAMINO, A.; SOARES, T. M. Evidencias do efeito da repetencia nos primeiros anos escolares. Estudos em Avaliação Educacional, Sao Paulo, v. 25, n. 59, p. 242-269, set./dez. 2015.

EAMON, M. K. Social-demographic, school, neighborhood, and parenting influences on the academic achievement of latino young adolescents. Journal of Youth and Adolescence, v. 34, n. 2, p. 163-174, 2005.

FERGUSON, N.; MICHAELSEN, M. Money changes everything? Education and regional deprivation revisited. Economics of Education Review, v. 48, p. 129-147, 2015.

FERNANDEZ-ZABAL, A.; GONI, E.; CAMINO, I.; ZULAIKA, L. Family and school context in school engagement. European Journal of Education and Psychology, v. 9, p. 47-55, 2016.

FERRAO, M. E. Tópicos sobre retenção em Portugal através do PISA: qualidade e equidade [Topics of grade retention in Portugal through the PISA: Quality and equity]. Education Policy Analysis Archives [Arquivos Analíticos de Políticas Educativas], v. 23, n. 114, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.v23.2091. Acesso em: 30 out. 2019.

FERRAO, M. E.; COSTA, P. M.; MATOS, D. A. S. The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil: A multilevel logistic model of PISA 2012. Large-scale Assessments in Education, v. 5, n. 1, 7 dez. 2017. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/

handle/123456789/9515. Acesso em: 30 out. 2019.

GHAZVINI, D. S.; KHAJEHPOUR, M. Gender differences in factors affecting academic performance of high school students. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 1040-1045, 2011.

GOLDSTEIN, H.; NODEN, P. Modelling social segregation. Oxford Review of Education, v. 29, n. 2, p. 225-237, 2003.

GUTMAN, L. M.; SAMEROFF, A. J.; COLE, R. Academic growth curve trajectories from 1st grade to 12th grade: effects of multiple social risk factors and preschool child factors. Developmental Psychology, v. 39, n. 4, p. 777-790, 2003.

KACZALA, C. Grade retention: a longitudinal study of school correlates of rates of retention. Cleveland: Cleveland Public Schools, Ohio Department of Research and Analysis, 1991. 14 p. (Reports – Research/Technical, 143). Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED337532.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.

LITTLE, R. J. A.; RUBIN, D. B. Statistical analysis with missing data. 2nd. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002.

MATOS, D. A. S.; FERRAO, M. E. Repetência e indisciplina: evidencias de Brasil e Portugal no Pisa 2012. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 161, p. 614-636, jul./set. 2016.

MOOIJAART, A.; BENTLER, P. M. Robustness of normal theory statistics in structural equation models. Statistica Neerlandica, v. 45, n. 2, p. 159-171, jun. 1991.

MORTIMORE, P.; SAMMONS, P.; STOLL, L.; LEWIS, D.; ECOB, R. School matters. Somerset: Open Books, 1988.

MORTIMORE, P.; WHITTY, G. Can school improvement overcome the effects of disadvantage? London: Institute of Education, 1997.

PEREIRA JUNIOR, E. A.; OLIVEIRA, D. A. Indicadores de retenção e rotatividade dos docentes da educação básica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, p. 312-332, abr./jun. 2013.

REDMOND, G.; SKATTEBOL, J. Material deprivation and capability deprivation in the midst of affluence: the case of young people in Australia. Children and Youth Services Review, v. 97, p. 36-48, fev. 2017.

REYNOLDS, D.; SAMMONS, P.; DE FRAINE, B.; VAN DAMME, J., TOWNSEND, T., TEDDLIE, C.; STINGFIELD, S. Educational effectiveness research (EER): a state-of-the-art review. School Effectiveness and School Improvement, v. 25, n. 2, p. 197-230, 2014.

RINDERMANN, H.; FLORES-MENDOZA, C.; MANSUR-ALVES, M. Reciprocal effects between fluid and crystallized intelligence and their dependence on parents’ socioeconomic status and education. Learning and Individual Differences, v. 20, n. 5, p. 544-548, 2010.

ROBISON, S., JAGGERS, J., RHODES, J., BLACKMON, B.; CHURCH, W. Correlates of educational success: predictors of school dropout and graduation for urban students in the Deep South. Children and Youth Services Review, v. 73, p. 37-46, 2017.

SEN, A. Development as freedomm. New York: Random House, 1999.

SCHMIDT, W. H.; BURROUGHS, N. A.; ZOIDO, P.; HOUANG, R. T. The role of schooling in perpetuating educational inequality: an international perspective. Educational Researcher, v. 44, n. 7, p. 371-386, out. 2015.

SMYTH, J.; WRIGLEY, T. Living on the edge: re-thinking poverty, class and schooling. New York: Peter Lang, 2013.

YANG, M.; CHEN, Z. RHODES, J.; OROOJI, M. A longitudinal study on risk factors of grade retention among elementary school students using a multilevel analysis: focusing on material hardship and lack of school engagement. Children and Youth Services Review, v. 88, p. 25-32, 2018.

ZYNGIER, D. Living on the edge: Rethinking poverty, class and schooling. International Studies in Sociology of Education, v. 25, n. 1, p. 83-87, 2015.

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Bastos, A., & Ferrão, M. E. (2019). Análise da retenção escolar através de modelos multinível: um estudo em Portugal. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 270–289. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6131

Edição

Seção

Artigos