Fatores associados à mobilidade docente no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Karina Carrasqueira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • Mariane Campelo Koslinski Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Palavras-chave:

Professores, Escolas, Mobilidade, Oportunidades Educacionais

Resumo

A forma como os professores são distribuídos entre escolas é uma questão relevante na discussão das desigualdades de oportunidades educacionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar características do professor e das escolas que influenciam a mobilidade docente. A pesquisa acompanhou a movimentação de docentes que tomaram posse na rede municipal do Rio de Janeiro entre 2009 e 2011 e foram realizadas regressões logísticas para estimar a probabilidade de o docente mudar de escola. O principal resultado encontrado foi que o número de vezes que a escola ganhou o Prêmio Anual de Desempenho apresentou o maior impacto na chance de mobilidade, indicando que a política que pretendia aumentar a aprendizagem dos alunos estava agravando a desigualdade do sistema educacional.

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Biografia do Autor

Karina Carrasqueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Bolsista CAPES de Pós-Doutorado na PUC-Rio. Doutora em Educação pela UFRJ.

Mariane Campelo Koslinski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Sociologia pela UFRJ. Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Carrasqueira, K., & Koslinski, M. C. (2019). Fatores associados à mobilidade docente no município do Rio de Janeiro. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 106–129. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6014

Edição

Seção

Artigos