Pedagogia universitária: por uma política institucional de desenvolvimento docente

Autores

  • Geovana Ferreira Melo Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia (MG), Brasil http://orcid.org/0000-0001-8406-6223
  • Vanessa T. Bueno Campos Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia (MG), Brasil

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino Superior, Formação de Professores, Identidade Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar a necessidade de se construírem projetos institucionais de Pedagogia Universitária que contribuam para o desenvolvimento profissional de professores universitários em contexto de trabalho. Questionamos quais as possíveis contribuições de ações formativas para o desenvolvimento docente e a identidade profissional. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, foi realizada em uma universidade federal, localizada no Triângulo Mineiro, no período de 2013 a 2016. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas com professores universitários. Concluímos que processos formativos fragmentados e esparsos pouco colaboram para o desenvolvimento profissional e que, diante da complexidade do trabalho docente, será fundamental envidar esforços institucionais para consolidar uma Pedagogia Universitária, como campo permanente de formação e desenvolvimento docente.

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Biografia do Autor

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia (MG), Brasil

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica de Santos. Pós-doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, supervisionado pela Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (gestão 2012-2016). Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da UFU (gestão 2010-2012). Coordenou o Programa PROSSIGA - Programa de Combate à retenção e evasão da UFU (2015-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica e superior, educação escolar, processos de formação, estágio supervisionado e profissionais da educação. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Formação de Professores para a Educação Básica e Superior. Membro integrante da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Membro da Red de inducción a la docencia / Rede inserçao no ensino Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante, coordenada por Carlos Marcelo, Universidad de Sevilla - Espanha. Coordenadora e líder do GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior - PPGED/FACED/UFU. Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Vanessa T. Bueno Campos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia (MG), Brasil

Professora Associada nos cursos de licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Uberlândia.Bacharel em Biologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia - MG. Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora e Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo.  Coordenadora e líder no GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Básica e Superior - UFU. Pesquisadora e colaboradora no GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores - FEUSP. Pesquisadora colaboradora no GEPEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional. Realiza pesquisas sobre Pedagogia Universitária com ênfase na formação docente inicial e permanente, necessidades formativas e desenvolvimento profissional docente, didática, saberes e práticas educativas na educação básica e superior.

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Melo, G. F., & Campos, V. T. B. (2019). Pedagogia universitária: por uma política institucional de desenvolvimento docente. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 44–63. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5897

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