Valorização do professor: prioridade política, tensão ou incerteza?

Autores

  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba (PR), Brasil http://orcid.org/0000-0003-3316-1014
  • Marciele Stiegler Ribas Centro Universitário UniSociesc e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba (PR), Brasil http://orcid.org/0000-0002-5806-9129
  • José Luis Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Universitário Internacional (Uninter), Curitiba (PR), Brasil http://orcid.org/0000-0003-2331-6684
  • Rui Trindade Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal http://orcid.org/0000-0001-8740-5382

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Representações sociais, Valorização docente

Resumo

O artigo objetiva analisar as representações de formandos do curso de Pedagogia sobre valorização de professores. Na primeira parte, trazemos uma reflexão sobre a valorização do professor nas políticas educacionais a partir da descrição da profissão docente no Brasil e sua “instabilidade”, tomando a ideologia política como “constantes sociais”. Na segunda, estudamos a Teoria das Representações Sociais e a compreensão das políticas educacionais, a partir da Teoria do Núcleo Central para apreender como estão estruturadas as representações sociais dos formandos de um curso de Pedagogia sobre a valorização do professor. Na sequência, traçamos os caminhos da pesquisa e, por meio das análises prototípicas, estudamos as representações sociais emergidas desses estudantes.

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Biografia do Autor

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba (PR), Brasil

Doutora em Educação pela PUC-SP. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas). Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa – ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais. 

Marciele Stiegler Ribas, Centro Universitário UniSociesc e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba (PR), Brasil

Doutora em Educação e Mestrado em Educação, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, e Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR (POFORS), que integra a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Professora na graduação do Centro Universitário UniSociesc. Foi bolsista CAPES/Fundação Araucária.

José Luis Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Centro Universitário Internacional (Uninter), Curitiba (PR), Brasil

Graduado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação. É membro do grupo de pesquisa Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS). Participa do Projeto de Pesquisa: Políticas de Formação de Professores, Representações Sociais sobre inserção, Trabalho Docente e Profissionalização no Espaço Escolar na PUCPR, que integra o projeto sobre Profissionalização Docente, coordenado pelo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas), além de desenvolver pesquisas em políticas educacionais e educação em direitos humanos. Bolsista Capes / Fundação Araucária.

Rui Trindade, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

Doutor em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação e Licenciatura em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Com a tese: Escola e influência educativa: O estatuto dos discursos didácticos inovadores no 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal. Professor Auxiliar do Grupo de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Autor de artigos, livros e capítulos de livros. Realiza pesquisas voltadas às áreas do trabalho docente no Ensino Universitário, dos estudos sobre as aprendizagem e na gestão do processo de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

Ens, R. T., Ribas, M. S., Oliveira, J. L., & Trindade, R. (2019). Valorização do professor: prioridade política, tensão ou incerteza?. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 260–283. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5675

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Artigos