O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd

Autores

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira Faculdade de Educação da UFRJ

Palavras-chave:

Currículo, Campo, Grupo de Trabalho, Construção de Conhecimento

Resumo

O campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Faculdade de Educação da UFRJ

Downloads

Publicado

30-11-2002

Como Citar

Moreira, A. F. B. (2002). O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd. Cadernos De Pesquisa, (117), 81–101. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/544

Edição

Seção

Tema em Destaque