Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro

Autores

  • Michael F. D. Young Instituto de Educação da Universidade de Londres

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimentos Adquiridos, Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

Este artigo reporta-se às bases epistemológicas do currículo do futuro. Inicia examinando os debates em curso sobre o impacto das mudanças curriculares na economia global. A parte principal do texto refere-se à explicação e comparação de duas teorias sociais do conhecimento - a de Emile Durkheim e a do psicólogo russo Lev Vygotsky, focalizando particularmente a questão das origens do conhecimento e a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento teórico. O autor argumenta que a abordagem genético-histórica adotada por Vygotsky precisa ser combinada com a ênfase durkheimiana na realidade social do conhecimento. Finalmente, conclui com algumas observações acerca das implicações da comparação para a teoria de currículo contemporânea.

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Biografia do Autor

Michael F. D. Young, Instituto de Educação da Universidade de Londres

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Publicado

30-11-2002

Como Citar

Young, M. F. D. (2002). Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro. Cadernos De Pesquisa, (117), 53–80. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/543

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