Narrativas nacionais de estudantes espanhóis e portugueses

Autores

Palavras-chave:

História, Estudantes, Portugal, Espanha

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender como as narrativas mestras veiculadas pelas narrativas sobre a História nacional de estudantes espanhóis e portugueses de 14 a 18 anos convergem ou diferem entre si e como se relacionam com a identidade nacional e a orientação temporal. A análise dos dados foi realizada em uma abordagem qualitativa inspirada na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Os resultados sugerem um modelo esquemático paralelo, mas conceitualmente convergente, focado em conquistas iniciais, um período áureo de descobertas marítimas e uma recente ditadura superada pela restauração da democracia. Algumas particularidades nas narrativas dos alunos ligadas a situações históricas específicas em cada país, bem como posturas diversificadas dos jovens em relação a “seus” estados-nação, são também discutidas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Barca, CITCEM, Universidade do Porto, Portugal

Isabel Barca (Maria Isabel Gomes Barca de Oliveira) é investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e integrou o Centro de Investigação em Educação (CIED) da Universidade do Minho até 2017.12.31, ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em Portugal). Colabora com vários centros de investigação nomeadamente em universidades no Brasil (LAPEDUH- UFPR, LEH-UEL, LHISTE-UFG). Tem desenvolvido a sua atividade científica e pedagógica em rede com a comunidade científica internacional na área de pesquisa em educação histórica ligada a cognição situada e consciência histórica.

É Professora Associada c/ Agregação (aposentada desde 09.10.2013) na especialidade de Educação em História e Ciências Sociais, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Tem doutoramento pela Universidade de Londres e Mestrado académico pela Universidade de Boston.

Referências

ASHBY, Rosalyn; LEE, Peter. Children’s concepts of empathy and understanding in history. In: PORTAL, Christopher (ed.). The History curriculum for teachers. London: The Falmer, 1987. p. 62-88.

BARCA, Isabel. History and temporal orientation: the views of Portuguese-speaking students. In: CHAPMAN, Arthur; WILSCHUT, Arie (ed.). Joined-up history: new directions in History education research. Charlotte, NC: Information Age, 2015. p. 13-35.

BARCA, Isabel; MAGALHÃES, Olga. A bridge between the past and the present? The perspectives of Portuguese young people. In: AERA, American Education Research Association, Annual Meeting, Montreal, 2005.

BARCA, Isabel; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. La consciencia histórica de los jóvenes brasileños y portugueses y su relación con la creación de identidades nacionales. Educatio Siglo XXI, Murcia, v. 31, n. 1, p. 25-45, 2013.

BARTON, Keith. Children’s ideas on change over time: findings from research in the United States and Northern Ireland. In: BARCA, Isabel (ed.). Perspectivas em Educação Histórica. Braga: CEEP, 2001. p. 55-68.

BARTON, Ketih; LEVSTIK, Linda. Teaching History for the common good. New York: Routledge, 2004.

BILLIG, Michael. Banal nationalism. London: Sage, 1995.

CARRETERO, Mario et al. Students’ historical narratives and concepts about the nation. In: CARRETERO, Mario; ASENSIO, Míkel; RODRÍGUEZ-MONEO, Maria. (ed.). History education and the construction of national identity. Charlotte, NC: Information Age, 2012. p. 153-70.

COLOMER, Neus. La història d’Espanya en les narratives dels estudiants al finalitzar l’ESO. Dissertaçao (Mestrado) – Universidad de Valencia, 2016.

CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA: Sage, 2008.

CHAPMAN, Arthur; FACEY, Jane. Documentaries, causal linking and hyperlinking: using learner collaboration, peer and expert assessment and new media to enhance AS history students’ causal

reasoning. In: COOPER, Hilary; CHAPMAN, Arthur (ed.). Constructing history 11-19. London: Sage, 2009, p. 88-119.

DRAY, William. Laws and explanation in history. Oxford: OUP, 1964.

GAGO, Marilia. Teachers’ conceptions on historical narrative and how to deal with it in the history classroom. In: ICET International Council for Education for Teaching (ed.). ICET International yearbook on teacher education. Wheeling, IL: ICET, 2008, p. 693-698.

GUYVER, Robert. History teaching, pedagogy, curriculum and politics: dialogues and debates in regional, national, transnational, international and supranational settings. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research, Londres, v. 11, n. 2, p. 3-10, 2013.

KROPMAN, Marc; VAN BOXTEL, Carla; VAN DRIE, Jannet. Small country, great ambitions: prospective teachers’ narratives and knowledge about Dutch history. In: CHAPMAN, Arthur; WILSCHUT, Arie (org.). Joined-up history: new directions in history education research. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2015. p. 57-84.

LAGARTO, Mariana. Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico. Thesis – Universidade do Minho, Portugal, 2017.

LEE, Peter. Walking backwards into tomorrow: historical consciousness and understanding history. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research, Londres, v. 4, n. 1, p. 1-48, 2004.

LÉVESQUE, Stephane; LÉTOURNEAU Jocelyn; GANI, Raphael. A giant with clay feet: Québec students and their historical consciousness of the nation. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research, Londres, v. 11, n. 2, p. 159-75, 2013.

LÓPEZ FACAL, Ramón. La nación ocultada. In: PÉREZ GARZÓN, Juan. S. et al. (ed.). La gestión de la memoria: la historia de España al servicio del poder. Madrid: Critica, 2000, p. 111-160.

LÓPEZ FACAL, Ramón. Identificación nacional y enseñanza de la historia (1970-2008). Historia de la Educación, Salamanca, v. 27, p. 171-193, 2008.

LÓPEZ FACAL, Ramón; SÁIZ SERRANO, Jorge. Spain: history education and nationalism conflicts in Spain. In: GUYVER, Robert (ed.). Teaching history and the changing nation state: transnational and intranational perspectives. Londres: Bloomsbury, 2016. p. 201-215.

McCULLY, Alan. Trying to look at both sides: students’ ideas in Northern Ireland. Key-talk given at II Seminar on History Education Research, University of Minho, July, 2008.

McCULLY, Alan; WALDRON, Fionnuala. A question of identity? Purpose, policy and practice in the teaching of history in Northern Ireland and the Republic of Ireland. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research, Londres, v. 11, n. 2, p. 145-158, 2013.

RIAZI, A. Mehdi; CANDLIN, Christopher. N. Mixed-methods research in language teaching and learning: opportunities, issues and challenges. Language Teaching, Cambridge, v. 47, n. 2, 135-173, 2014.

RÜSEN, Jörn. Historical consciousness: narrative structure, moral function and ontogenetic development. In: SEIXAS, Peter (ed.). Theorizing historical consciousness. Toronto: University of Toronto Press, 2004. p. 63-85.

SÁIZ SERRANO, Jorge. Educación histórica y narrativa nacional. Tese (Doutorado) − University of Valencia, Spain, 2015.

SÁIZ SERRANO, Jorge. Pervivencias escolares de narrativa nacional española: Reconquista, Reyes Católicos e Imperio en libros de texto de historia y en relatos de estudiantes. Historia y memoria de la educación, Madrid e La Laguna, n. 6, p. 165-201, 2017.

SÁIZ SERRANO, Jorge. Repensar la historia escolar más allá de narrativas nacionales. In: PARRA, David; FUERTES, Carlos (coord.). Reinterpretar la tradición, transformar las prácticas: Ciencias Sociales para una educación crítica. Valencia: Tirant humanidades, 2019. p. 149-172.

SÁIZ SERRANO, Jorge; COLOMER, Neus. La historia moderna peninsular en narrativas de estudiantes al finalizar la ESO. In: GARCÍA, Francisco; GÓMEZ, Cosme; RODRÍGUEZ, Raimundo (ed.). La Edad Moderna en educación secundaria: experiencias de investigación. Murcia: Editum, 2016. p. 155-167.

SÁIZ SERRANO, Jorge; LÓPEZ FACAL, Ramón. Competencias y narrativas históricas: el pensamiento histórico de estudiantes y futuros profesores. Revista de Estudios Sociales, n. 52, p. 87-101, 2015.

SÁIZ SERRANO, Jorge; LÓPEZ FACAL, Ramón. Narrativas nacionales históricas de estudiantes y profesorado en formación. Revista de Educación, Madrid, v. 374, p. 118-141, 2016.

SANT, Edda et al. How do Catalan students narrate the history of Catalonia when they finish primary education. McGill Journal of Education, Montreal, v. 50, n. 2/3, p. 341-362, 2015.

TORGAL, Luis Reis. História e ideologia. Coimbra: Minerva, 1989.

VALLS, Rafael. Historiografia escolar española: siglos XIX-XXI. Madrid: Uned, 2007.

VERÍSSIMO, Maria Helena. A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência. Tese (Doutorado) – Universidade do Minho, Portugal, 2013.

WERTSCH, James. Voices of collective remembering. Cambridge: CUP, 2002.

Publicado

13-06-2019

Como Citar

Sáiz Serrano, J., & Barca, I. (2019). Narrativas nacionais de estudantes espanhóis e portugueses. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 78–95. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5414

Edição

Seção

Artigos