Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise

Autores

  • Vandré Gomes da Silva Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Administração Escolar, Cidadania, Qualidade de Ensino, Escolas Públicas

Resumo

Este artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições.

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Biografia do Autor

Vandré Gomes da Silva, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

30-04-2012

Como Citar

Silva, V. G. da. (2012). Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise. Cadernos De Pesquisa, 42(145), 204–225. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/54

Edição

Seção

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