Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta

Autores

  • Celso João Ferretti Fundação Carlos Chagas
  • Dagmar M. I. Zibas Fundação Carlos Chagas
  • Gisela Lobo B. P. Tartuce Fundação Carlos Chagas
  • João Reis dos Silva Júnior Universidade Federal de Sorocaba

Palavras-chave:

Escola Pública, Trabalho Industrial, Qualificação Profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.

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Publicado

31-03-2003

Como Citar

Ferretti, C. J., Zibas, D. M. I., Tartuce, G. L. B. P., & Silva Júnior, J. R. dos. (2003). Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta. Cadernos De Pesquisa, (118), 155–188. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532

Edição

Seção

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