A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música

Autores

  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

Palavras-chave:

Educação Musical, Pesquisa Qualitativa, Formação de Professores, Prática de Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a metodologia da pesquisa O conhecimento prático do professor de música, refletindo sobre suas contribuições para o campo de investigação do pensamento do professor. O desenho metodológico da coleta de dados consistiu em observação, entrevista semiestruturada e entrevista de estimulação de recordação. Segundo a perspectiva das professoras participantes, a pesquisa valorizou suas práticas docentes, reconhecendo seus conhecimentos e incentivando-as a assumirem todo seu potencial como profissionais ativas e reflexivas. Em relação à pesquisa sobre a formação de professores, é destacada a importância de serem ouvidas as vozes dos professores, por meio de relatos em que eles reflitam sobre suas práticas. Por fim, é analisado o potencial da reflexão sobre a prática, na formação de educadores musicais crítico-reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Beineke, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

Downloads

Publicado

31-03-2003

Como Citar

Beineke, V. (2003). A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música. Cadernos De Pesquisa, 42(145), 180–202. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/53

Edição

Seção

Outros Temas