Trabalho colaborativo no 1º ciclo: suporte percebido e regulação partilhada

Autores

  • Joana Marques Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
  • Sofia Oliveira CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
  • Paula Costa Ferreira CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
  • Ana Margarida Veiga-Simão CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

aprendizagem, estratégia da aprendizagem, trabalho de grupo, resolução de problemas

Resumo

A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Marques, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa. Psicóloga Educacional. Mestre em Psicologia da Educação e da Orientação pela Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.

Sofia Oliveira, CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Doutoranda em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação (Fundação para a Ciência e Tecnologia, SFRH/BD/137845/2018). Membro do grupo de investigação PEAAR – Programa de Estudos da Aprendizagem Autorregulada.

Paula Costa Ferreira, CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada. Investigadora Pós-doc (Fundação para a Ciência e Tecnologia, SFRH/BPD/110695/2015). Investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) do Instituto Superior Técnico. Coordenadora do Programa de Estudos de Cyberbullying.

Ana Margarida Veiga-Simão, CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa. Professora Catedrática. Coordenadora da secção de Psicologia da Educação e da Orientação, do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação e do Grupo de Investigação em Psicologia da Educação e da Orientação do Centro de Investigação em Ciência Psicológica.

Referências

ALMEIDA, Ana Cristina Ferreira. Aprender jogando: jogos de estratégia e heurísticas de resolução de problemas. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 141-167, 2012.

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

ARENDS, Richard. Aprender a ensinar. 7. ed. Nova Iorque: The McGraw-Hill, 2008.

BOLLEN, Kenneth; LONG, J. Scott. Testing structural equations models. Newbury Park, CA: Sage, 1993.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: 10.1191/1478088706qp063oa.

COHEN, Jacob. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2. ed. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

DONNELLY, Roisin; FITZMAURICE, Marian. Collaborative project-based learning and problem-based learning in higher education: a consideration of tutor and student role in learner-focused strategies. In: O’NEILL, G.; MOORE, S.; MCMULLIN, B. (ed.). Emerging issues in the practice of University Learning and Teaching. Dublin: AISHE/HEA, 2005. p. 87-98.

DUARTE, Maria de Fátima; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. Aprendizagem estratégica e trabalhos para casa. In: VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; LOPES DA SILVA, Adelina; SÁ, Isabel (ed.). Auto-regulação da aprendizagem: das concepções às práticas. Educa Unidade de I&D de Ciências e da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade de Lisboa, 2007. p. 131-168.

FERNANDES, Maria da Conceição Neves; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. O portfolio na educação de infância: estratégia de reflexão dos educadores e das crianças. In: VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; LOPES DA SILVA, Adelina; SÁ, Isabel (ed.). Auto-regulação da aprendizagem: das concepções às práticas. Lisboa: Educa Unidade de I&D de Ciências e da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade de Lisboa, 2007. p. 195-223.

GEHLBACH, Hunter. A new perspective on perspective taking: a multidimensional approach to conceptualizing an aptitude. Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 207-234, 2004.

HADWIN, Allyson; OSHIGE, Mika. Self-regulation, coregulation, and socially shared regulation: exploring perspectives of social in self-regulated learning theory. Teachers College Record, v. 113, n. 2, p. 240-264, 2011.

HAKIMZADEH, Rezvan; BESHARAT, Mohammad-Ali; KHALEGHINEZHAD, Seyed Ali; et al. Peers’ perceived support, student engagement in academic activities and life satisfaction: a structural equation modeling approach. School Psychology International, v. 37, n. 3, p. 240-254, 2016. DOI: 10.1177/0143034316630020.

HASSINGER-DAS, Brenna; TOUB, Tamara; ZOSH, Jennifer; et al. More than just fun: a place for games in playful learning. Infancia y Aprendizaje, v. 40, n. 2, p. 191-218, 2017. DOI: 10.2080/02103702.2017.1292684.

HIRSCH, Barton; ENGEL-LEVY, Alexis; DU BOIS, David; et al. The role of social environments in social support. In: SARASON, B. R.; SARASON, I. G.; PIERCE G. R. (ed.). Social Support: an international view. New York: Wiley, 1990. p. 367-393.

JÄRVELÄ, Sanna; HADWIN, Allyson. New frontiers: regulating learning in CSCL. Educational Psychologist, v. 48, n. 1, p. 25-39, 2013. DOI: 10.1080/00461520.2012.748006.

JÄRVELÄ, Sanna; KIRSCHNER, Paul; PANADERO, Ernesto; et al. Enhancing socially shared regulation in collaborative learning groups: designing for CSCL regulation tools. Education Technology Research and Development, v. 63, n. 1, p. 125-142, 2015. DOI: 10.1007/s11423-014-9358-1.

JÄRVELÄ, Sanna; VOLET, Simone; JÄRVENOJA, Hanna. Research on motivation in collaborative learning: moving beyond the cognitive – situative divide and combining individual and social processes. Educational Psychologist, v. 45, n. 1, p. 15-27, 2010. DOI: 10.1080/00461520903433539.

JEONG, Heisawn; HMELO-SILVER, Cindy. Seven affordances of computer-supported collaborative learning: how to support collaborative learning? How can technologies help? Educational Psychologist, v. 51, n. 2, p. 247-265, 2016. DOI: 10.1080/00461520.2016.1158654.

JORESKOG, Karl. Factor analysis by least-squares and maximum-likelihood methods. In: ENSLEIN, K.; RALSTON, A.; WILF, H. S. (ed.). Statistical Methods for Digital Computers. New York: Wiley, 1977. p. 125-153.

KRAMARSKI, Bracha; WEISSE, Izik; KOLOLSHI-MINSKER, Inbal. How can self-regulated learning support the problem solving of third-grade students with mathematics anxiety. ZDM Mathematics Education, v. 2, n. 42, p. 179-193, 2010. DOI: 10.1007/s11858-009-0202-8.

LAAL, Marjan. Positive interdependence in collaborative learning. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 21, n. 93, p. 1433-1437, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.10.058.

LAAL, Marjan; LAAL, Mozhgan; KERMANSHAHI, Zhina Khattami. 21st century learning; learning in collaboration. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 47, p. 1696-1701, Sept. 2012. DOI: 10.1016/j.sbspro.2012.06.885.

LOPES DA SILVA, Adelina; DUARTE, António; SÁ, Isabel; et al. Aprendizagem auto-regulada pelo estudante perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto, 2004.

MALMBERG, Jonna; JÄRVELÄ, Sanna; JÄRVENOJA, Hanna; et al. Promoting socially shared regulation of learning in cscl : progress of socially shared regulation among high- and low-performing groups. Computers in Human Behavior, v. 52, p. 562-572, 2015. DOI: 10.1016/j.chb.2015.03.082.

MCDONALD, Roderick. Test theory: a unified treatment. Mahwah, NJ: LEA, 1999.

NUNNALLY, Jum. Psychometric theory. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978. ISBN: 978-007-04-7465-9.

O’CONNOR, Brian. SPSS and SAS programs for determining the number of components using parallel analysis and Velicer’s MAP test. Behavior Research Methods, Instrumentation, and Computers, v. 32, n. 3, p. 396-402, 2000. DOI: 10.3758/BF03200807.

OLIVARES, Orlando. Collaborative vs. cooperative learning: the instructor’s role in computer supported collaborative learning. In: ORVIS, K. L.; LASSITER, A. L. R. (ed.). Computer-supported collaborative learning. New York: Information Science, 2008. p. 20-39. DOI: 10.4018/978-1-60566-652-5.ch011.

PANADERO, Ernesto; JÄRVELÄ, Sanna. Socially shared regulation of learning: a review. European Psychologist, v. 20, n. 3, p. 190-203, 2015. DOI: 10.1027/1016-9040/a000226.

PINTRICH, Paul; SCHUNK, Dale. Motivation in education: theory, research, and applications. 2. ed. New Jersey: Pearson, 2002.

POLYA, George. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton, USA: Princeton University Press, 1945.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. 2017. Disponível em: http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 22 nov. 2018.

SONG, Juyeon; BONG, Mimi; LEE, Kyehyoung; et al. Longitudinal investigation into the role of perceived social support in adolescents’ academic motivation and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 107, n. 3, p. 821-841, 2015. DOI: 10.1037/edu0000016.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. Ensinar para a aprendizagem escolar. In: VEIGA, Feliciano (org.). Psicologia da educação: teoria, investigação e aplicação: envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi, 2013. p. 495-541.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, v. 45, p. 2-20, 2013. DOI: 10.15210/caduc.v0i45.3814.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; LOPES DA SILVA, Adelina; MARQUES, Joana; et al. Projeto Resolução dos Problemas – Relatório Final. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; SILVA, Janete; AGOSTINHO, Ana Lúcia. Desenvolvimento de competências de autorregulação da escrita em contexto educativo: o Projeto CriaTivo. In: SANTOS, A. C.; CAVALCANTE, M. A. S.; GOMES, Y. A. L. S. S. (org.). Língua Portuguesa em debate leitura, escrita e variação. Maceió: Edufal, 2017. p. 103-122. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.06.2493.

VELICER, Wayne. Determining the number of components from the matrix of partial correlations. Psychometrika, v. 41, n. 3, p. 321-327, 1976. DOI: 10.1007/BF02293557.

VYGOTSKY, Lev. Mind in society: the development of higher psychological processes. London: Harvard University Press, 1978.

WENTZEL, Kathryn; WATKINS, Deborah. Peer relationships and collaborative learning as contexts for academic enablers. School Psychology Review, v. 31, n. 3, p. 366-377, 2002.

ZIMMERMAN, Barry J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013. DOI: 10.1080/00461520.2013.794676.

ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, Dale H. Self-regulated learning and performance, an introduction and an overview. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. New York: Routledge, 2011. p. 1-12.

ZSOLDOS-MARCHIS, Iuliana. Influence of cooperative problem solving on students’ control and help – seeking strategies during mathematical problem solving. Acta Dicactica Napocensia, v. 7, n. 3, p. 49-59, 2014.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

Marques, J., Oliveira, S., Ferreira, P. C., & Veiga-Simão, A. M. (2019). Trabalho colaborativo no 1º ciclo: suporte percebido e regulação partilhada. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 204–223. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5287

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)