Trabalho colaborativo no 1º ciclo: suporte percebido e regulação partilhada

Joana Marques, Sofia Oliveira, Paula Costa Ferreira, Ana Margarida Veiga-Simão

Resumo


A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.


Palavras-chave


aprendizagem; estratégia da aprendizagem; trabalho de grupo; resolução de problemas

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