Expansão do ensino médio: temores sobre a educação de jovens e adultos

Autores

  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília e Unesco
  • Beatrice Laura Carnielli Universidade Católica de Brasília e Unesco

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Democratização do Ensino, Ensino Noturno

Resumo

A expansão do ensino médio tem-se realizado crescentemente, em termos relativos, pela educação de jovens e adultos - EJA -, reacendendo temores de facilitário educacional. Estes, porém, não são confirmados pelas estatísticas educacionais, que indicam a persistência da grande maioria dos alunos no ensino médio regular, especialmente noturno, apesar da elevada distorção idade-série. Para melhor conhecer as trajetórias e motivações dos estudantes, foi realizada uma pesquisa por meio de grupos focais junto a alunos das duas modalidades de educação no Distrito Federal. Os resultados indicam que os participantes consideravam estigmatizados os certificados de EJA e que preferiam alternativa mais exigente, com melhores perspectivas para o trabalho e a continuidade dos estudos. Assim, é confirmada a estratificação das oportunidades educacionais, formando um cardápio pelo qual modalidades diferentes têm custos e benefícios diversos. A dualidade dos sistemas torna a EJA, com menos recursos e prestígio, uma alternativa negligenciada de democratização.

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Biografia do Autor

Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília e Unesco

Beatrice Laura Carnielli, Universidade Católica de Brasília e Unesco

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Publicado

31-07-2003

Como Citar

Gomes, C. A., & Carnielli, B. L. (2003). Expansão do ensino médio: temores sobre a educação de jovens e adultos. Cadernos De Pesquisa, (119), 47–69. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/515

Edição

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