Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente PUC - São Paulo

Palavras-chave:

Matemática, Reforma do Ensino, Ensino de Matemática, Currículo

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino - Reforma Francisco Campos - com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895-1974) e Jacomo Stávale (1881-1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, PUC - São Paulo

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Publicado

30-11-2003

Como Citar

Valente, W. R. (2003). Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos De Pesquisa, (120), 151–167. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/507

Edição

Seção

Outros Temas