Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente

Autores

  • António Nóvoa Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Profissional, Ensino Superior, Universidades

Resumo

O artigo mostra, na primeira parte, a necessidade de se pensar a formação de professores como uma formação profissional. Para isso, é fundamental construir um novo lugar institucional, que traga a profissão para dentro das instituições de formação. Entre partes, defende-se que a formação deve consolidar a posição de cada pessoa como profissional e a própria posição da profissão. Na segunda parte, é abordada a necessidade de reorganizar o lugar da formação de professores, desdobrando o conceito de posição em cinco movimentos: disposição pessoal, interposição profissional, composição pedagógica, recomposição investigativa e exposição pública. O texto conclui com uma coda, na qual se insiste sobre a importância da profissão para a formação e da formação para a profissão.

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Biografia do Autor

António Nóvoa, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Professor do Instituto de Educação e Reitor honorário da Universidade de Lisboa

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1106–1133. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843

Edição

Seção

Tema em Destaque - Didática e formação de professores