Professoras dialogam com o texto literário

Autores

  • Mary Julia Martins Dietzsch Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

Professoras, Leitura, Escrita, Sala de Aula

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as concepções de linguagem e as maneiras pelas quais professores organizam sua sala de aula para o trabalho com a leitura e a escrita. Foram realizados, entre 1997 e 1998, seminários em que professoras de escolas públicas da cidade de São Paulo tiveram oportunidade de falar de sua prática pedagógica, partilhando, no grupo, suas dúvidas, acertos e propostas de trabalho. A leitura de textos literários e teóricos foi enriquecida com anotações feitas no caderno de escrita, com imagens do cinema e música. Com humor, tentou-se desconstruir palavras e rótulos que dissimulam preconceitos e limitam as interações em sala de aula. Estabeleceu-se correspondência com os alunos dos professores, tornando mais efetivos os projetos didáticos conduzidos pelos docentes em suas classes. As cartas, desenhos e postais trocados com as crianças estimularam a atividade intelectual e reavivaram o trabalho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Julia Martins Dietzsch, Faculdade de Educação da USP

Downloads

Publicado

31-08-2004

Como Citar

Dietzsch, M. J. M. (2004). Professoras dialogam com o texto literário. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 359–389. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/478

Edição

Seção

Outros Temas