Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo

Autores

  • Marta Diniz Paulo de Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Canen Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Identidade, Negros, Raça

Resumo

Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2004

Como Citar

Assis, M. D. P. de, & Canen, A. (2004). Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo. Cadernos De Pesquisa, 34(123), 709–724. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/468

Edição

Seção

Outros Temas