A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola

Autores

  • Rita de Cássia Barbosa Borges Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, São Paulo, Brasil; Escola Estadual Guido Marlière, Cataguases, Minas Gerais, Brasil
  • João Felipe Barbosa Borges Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF –, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil; Instituto Federal Fluminense – IFF –, Itaperuna, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Didática, Métodos de Ensino, Leitura, Produção de Textos

Resumo

Pretende-se, neste artigo, descrever uma proposta metodológica para o ensino de Leitura e Produção de Textos em sala de aula, tomando por base o trabalho com gêneros textuais sob a perspectiva da retextualização, que, em linhas gerais, caracteriza-se pela refacção de um texto, oral ou escrito, em outras condições de produção (com diferentes ideologias e valores, diferentes enunciadores e enunciatários, em outra linguagem, em outro gênero, em outro meio de circulação, etc.). Para tanto, optou-se por descrever o trabalho desenvolvido em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Cataguases-MG, visando à discussão e reflexão de uma ação pedagógica mediadora e problematizadora dos conteúdos escolares.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Barbosa Borges, Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, São Paulo, Brasil; Escola Estadual Guido Marlière, Cataguases, Minas Gerais, Brasil

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luís. Professora na Escola Estadual Guido Marlière.

João Felipe Barbosa Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF –, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil; Instituto Federal Fluminense – IFF –, Itaperuna, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor DIII-3 do Instituto Federal Fluminense.

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Borges, R. de C. B., & Borges, J. F. B. (2017). A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1326–1344. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4671

Edição

Seção

Artigos