Violência na escola, práticas educativas e formação do professor

Autores

  • Maria Augusta Salin Gonçalves Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo/RS
  • Orene Maria Piovesan Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Andrisa Link Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Lusiana F. Prestes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Joiciana G. Lisboa Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Adolescência, Violência, Educação, Continuada, Professores

Resumo

O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Salin Gonçalves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo/RS

Orene Maria Piovesan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Andrisa Link, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Lusiana F. Prestes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Joiciana G. Lisboa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Downloads

Publicado

30-12-2005

Como Citar

Gonçalves, M. A. S., Piovesan, O. M., Link, A., Prestes, L. F., & Lisboa, J. G. (2005). Violência na escola, práticas educativas e formação do professor. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 635–658. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/451

Edição

Seção

Outros Temas