Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares

Autores

  • Agnès Van Zanten Centre Nacional de la Recherche Scientifique/Institut d’Etudes Politiques de Paris

Palavras-chave:

Educação, Escolas, Administração Escolar, Políticas Educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as interdependências competitivas ou, em termos mais simples, os efeitos da concorrência entre estabelecimentos escolares sobre suas próprias atividades. A hipótese central é que se outros modos de regulação, provenientes do Estado ou da comunidade, operam simultaneamente, a regulação pelo mercado - ou melhor, pelo "quase-mercado", uma vez que o Estado intervém direta ou indiretamente em sua estruturação - tem um papel importante nas estratégias que as escolas desenvolvem, tanto do ponto de vista setorial quanto global. Para desenvolver esse argumento, apoiamo-nos num estudo comparativo e qualitativo, financiado pela União Européia, entre seis lugares de cinco países europeus: a cidade de Lille e cinco municipalidades limítrofes de Paris, na França; a cidade e as municipalidades que formam a aglomeração de Charleroi, na Bélgica; o borough de Hackney, em Londres, Inglaterra; o distrito de Kobanya, em Budapeste, capital da Hungria; e a municipalidade de Oeiras, perto de Lisboa, em Portugal.

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Biografia do Autor

Agnès Van Zanten, Centre Nacional de la Recherche Scientifique/Institut d’Etudes Politiques de Paris

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Publicado

30-12-2005

Como Citar

Van Zanten, A. (2005). Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 565–593. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/448

Edição

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