A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil

Autores

  • André Luiz Paulilo Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Fracasso Escolar, Escolarização, História da Educação, Pesquisa Educacional

Resumo

O texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educação.

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Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Professor no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

 

 

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Paulilo, A. L. (2017). A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1252–1267. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4445

Edição

Seção

Artigos