Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social

Autores

  • Kenneth M. Zeichner Universidade do Estado de Wisconsin – EUA
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pesquisa Educacional, Mudança Social, Pesquisa-Ação

Resumo

Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.

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Biografia do Autor

Kenneth M. Zeichner, Universidade do Estado de Wisconsin – EUA

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

31-08-2005

Como Citar

Zeichner, K. M., & Diniz-Pereira, J. E. (2005). Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 63–80. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/436

Edição

Seção

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