Indicadores de qualidade para a mobilização da escola

Autores

  • Vera Masagão Ribeiro Coordenadoria de Programas da Ação Educativa: Assessoria, Pesquisa e Informação
  • Vanda Mendes Ribeiro Coordenadoria do Fundo Canadá da Embaixada do Canadá em Brasília
  • Joana Buarque de Gusmão Assessoria e Colaboração na Ação Educativa

Palavras-chave:

Escolas, Qualidade do Ensino, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo descreve e analisa um sistema de indicadores sobre qualidade da escola que tem sido desenvolvido no Brasil por iniciativa de uma organização não governamental (Ação Educativa) e dois organismos internacionais (Fundo das Nações Unidas para a Infância -Unicef - e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD), contando com a participação de outras instituições governamentais e não governamentais de todo o país. O objetivo principal desses indicadores é o engajamento da própria comunidade na luta pela melhoria da qualidade da escola, o que lhes confere características peculiares. Em primeiro lugar, desenha-se o contexto político que gerou a iniciativa, em seguida, o processo de elaboração do sistema, depois seus fundamentos e características. Conclui-se com comentários sobre as principais questões surgidas na primeira utilização experimental do sistema em 14 escolas de educação básica e as perspectivas do projeto.

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Publicado

30-04-2005

Como Citar

Ribeiro, V. M., Ribeiro, V. M., & Gusmão, J. B. de. (2005). Indicadores de qualidade para a mobilização da escola. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 227–251. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/430

Edição

Seção

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