Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista

Autores

  • Marília Claret Geraes Duran Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Leila Alves Universidade Metodista de São Paulo
  • João Cardoso Palma Filho Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – São Paulo

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Políticas Públicas, Ciclo Básico, Ensino Público

Resumo

Este artigo aborda, numa perspectiva histórico-crítica, o percurso do ciclo básico na rede estadual paulista, desde sua criação até os anos iniciais da década de 90, discutindo ainda as ações e reações desencadeadas pela proposta e pela reorganização curricular do ensino fundamental decorrentes dessa iniciativa. A pesquisa documental realizada parte das motivações que direcionaram a política educacional no momento de abertura política, em que assumia o poder o primeiro governo eleito no Estado de São Paulo após longo período de regime militar, e passa pela análise dos diferentes tipos de reações da rede de ensino e da sociedade civil, a maior parte delas contrárias às medidas encaminhadas. Quais as razões que têm levado sistematicamente à desmobilização de propostas comprometidas com a garantia da escolaridade regular das camadas mais pobres da população? A análise realizada evidencia a forte presença do pensamento conservador impregnado na cultura pedagógica brasileira, que se manifesta diante de propostas, como a do ciclo básico, comprometidas com a democratização do ensino.

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Biografia do Autor

Marília Claret Geraes Duran, Universidade Metodista de São Paulo

Maria Leila Alves, Universidade Metodista de São Paulo

João Cardoso Palma Filho, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – São Paulo

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Publicado

30-04-2005

Como Citar

Duran, M. C. G., Alves, M. L., & Palma Filho, J. C. (2005). Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 83–112. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/423

Edição

Seção

Outros Temas

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