Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cidadania, Políticas Públicas, Educação, Direitos Humanos

Resumo

Esse artigo propõe, com base em conceitos de cidadania e sobretudo de direitos humanos, mostrar como os limites das políticas inclusivas de educação esbarram, apesar de uma legislação avançada, na ausência de uma efetiva política de educação básica. Salvo o ensino fundamental, a educação infantil e o ensino médio não são universais. Nesse sentido, cursar as três etapas da educação básica ainda é um campo reservado. Além disso, a presença do Brasil no cenário internacional associada à histórica desigual distribuição de renda estimulam políticas compensatórias e focalizadas em vez de políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades. Mais do que as tradicionais lutas de educadores e intelectuais, só um vigoroso movimento da sociedade civil poderá tornar efetivos esses direitos proclamados.

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Publicado

30-04-2005

Como Citar

Cury, C. R. J. (2005). Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos De Pesquisa, 35(124), 11–32. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/419

Edição

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