Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vida

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Nelson Gimenes Fundação Carlos Chagas; Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Juliana dos Reis Domingues Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Infantil, Desigualdades Sociais, Mulheres

Resumo

Este texto apresenta o perfil de mulheres residentes no estado de São Paulo, mães de crianças na faixa etária de zero a três anos, estabelecendo comparação entre aquelas cujos filhos estão matriculados em instituições de educação infantil – EI –e aquelas que não contam com esse serviço, de modo a discutir o papel social dessas unidades. Utilizou-se, como fonte de dados, o Censo Demográfico de 2010 e foram selecionadas as variáveis referentes ao perfil geral (idade, cor/raça, escolaridade), vida familiar (arranjo familiar, posição na família), vida profissional e renda (ocupação, renda per capita). O estudo reafirma fenômenos referentes a desigualdades sociais que se aprofundam nas relações de gênero e raça/cor, explicitando essas diferenças em termos de acesso a instituições de EI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Unesp e pesquisadora da Fundação  Carlos Chagas. Atua nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Políticas de Educação Infantil.

Referências

ÁVILA, B. M.; FERREIRA, V. (Org.). Trabalho remunerado e trabalho doméstico no cotidiano das mulheres. SOS CORPO Instituto Feminista para a Democracia; Instituto Patrícia Galvão – Recife: SOS Corpo, 2014.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Imprensa Nacional, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF, 2006.

BRUSCHINI, M. C.; RICOLDI, A. M. Família e trabalho: difícil conciliação para mães trabalhadoras de baixa renda. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, p. 93-123, jan./abr. 2009.

CAMPOS, M. M. Educação e políticas de combate à pobreza. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 183-191, set./dez. 2003.

CAMPOS, M. M. M. Educação Infantil: conquistas e desafios. In: ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Reescrevendo a educação. Propostas para um Brasil Melhor. São Paulo: Ática, 2008. p. 91-104. Disponível em: <http://oei.es/pdfs/reescrevendo.pdf>. Acesso em: 30 maio 2014.

CAMPOS, M. M.; COELHO, R.; CRUZ, S. Consulta sobre qualidade da educação infantil: relatório técnico final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2006.

CAMPOS, M. M.; ROSEMBERG, F.; FERREIRA, I. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1995.

CAMPOS, M. M. et al. Educação infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa: relatório final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2010.

CAMPOS, M. M. et al. A gestão da educação infantil no Brasil: relatório final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Victor Civita, 2012.

CAMPOS, R. F. “Política pequena” para as crianças pequenas. Experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, p. 81-236, jan./abr. 2012.

CÔCO, V. Gestão na educação infantil: os processos de escolha dos dirigentes das instituições. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO, 24.; CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 3., 2009. Vitória, ES. Anais... Niterói, RJ: ANPAE, 2009. p. 1-18.

FÜLLGRAF, J. B. G. A infância de papel e o papel da infância. 2001. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

HAMMARBERG, T. The convention on the rights of the child and the industrialized countries. In: EKBERG, K.; MJAAVATN, P. E. (Ed.). Children at risk: selected papers. Norway: The Norwegian Centre for Child Research, 1993. p. 296-306.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/>. Acesso em: 12 mar. 2013.

KRAMER, S.; NUNES, M. F. Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 131, p. 423-454, maio/ago. 1999.

KUHLMANN JR., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JR., M.; FERNANDES, F. S. Infância: construção social e histórica. In: VAZ, A. F.; MOMM, C. M. (Org.). Educação infantil e sociedade. Questões contemporâneas. Nova Petrópolis, RS: Nova Harmonia, 2012. p. 21-56.

LEONE, E. T. O perfil dos trabalhadores e trabalhadoras na economia informal. Brasília: OIT, 2010. 34 p. Documento de Trabalho nº 3.

MONTALI, L. Desigualdades de gênero no mercado de trabalho e as políticas sociais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 18., 2012, Águas de Lindoia. Águas de Lindoia: ABEP, 20 a 24 de nov. 2012, p. 1-15.

MONTALI, L. A divisão sexual do trabalho e a desigualdade no mercado de trabalho segundo gênero: implicações para a superação da pobreza. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO TRABALHO, 7., 02-05 de julho 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: ALASP, 2013. Disponível em: <http://congressoalast.com/wp-content/uploads/2013/08/213.pdf>. Acesso em: 28 out. 2014.

MONTALI, L.; LIMA, M. T. de. Família, pobreza e acesso a programas de transferência de renda nas regiões metropolitanas brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 211-231, 2008.

MONTALI, L.; LIMA, M. T. de. A divisão sexual do trabalho e a desigualdade no mercado de trabalho segundo gênero: implicações para a superação da pobreza. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ESTUDOS DO TRABALHO: O TRABALHO NO SÉCULO XXI.

MUDANÇAS, IMPACTOS E PERSPECTIVAS, 7., 2013. Campinas, 2 a 5 de julho 2013. Anais... Campinas: NEPP, 2013. p. 1-15.

ROSEMBERG, F. Expansão da educação infantil e processo de exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 7-40, maio/ago. 1999.

SORJ, B. Trabalho e responsabilidades familiares: um estudo sobre o Brasil: relatório final. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

SORJ, B. Arenas de cuidado nas interações entre gênero e classe social no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 478-491, maio/ago. 2013.

SORJ, B.; FONTES, A.; MACHADO, D. C. Políticas e práticas de conciliação entre família e trabalho no Brasil: issues and policies in Brazil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 573-594, set./dez. 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000300004>. Acesso em: jun. 2016.

Publicado

14-03-2017

Como Citar

Silva Fernandes, F., Gimenes, N., & Domingues, J. dos R. (2017). Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vida. Cadernos De Pesquisa, 47(163), 320–341. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4175

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)