Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária

Autores

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Universidade Federal de Alfenas – Unifal –, Alfenas, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4166-2663

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Equidade, Professores, Ensino Superior

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre concepções de docentes de cursos superiores da área de exatas em relação à implantação e manutenção de ações afirmativas na universidade. Os dados aqui discutidos foram produzidos a partir de entrevistas com docentes e gestores ligados a cursos de matemática e engenharias. Para a análise dos dados, utilizaram-se ferramentas analíticas da análise de conteúdo, tendo como perspectiva teórica o inquérito crítico. Os resultados podem ser resumidos em quatro temas: além de um assistencialismo; singularidades, particularidades e desempenho de estudantes beneficiados por ações afirmativas; a questão da permanência; e valorização dos docentes envolvidos em práticas voltadas para a permanência do estudante beneficiado por ações afirmativas.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas – Unifal –, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Departamento de Matemática

Educação Matemática 

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Silva, G. H. G. da. (2017). Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 820–846. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3986

Edição

Seção

Artigos