Avaliação de professores: relato da construção de uma proposta

Nathalia Cassettari

Resumo


Este artigo apresenta um relato da construção de uma proposta de avaliação de professores, realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental I, localizada na Asa Norte de Brasília, Distrito Federal. O processo avaliativo, desde a definição do seu desenho até a análise dos seus resultados, envolveu parte dos professores da escola. Cada uma das etapas desse processo é detalhada ao longo do trabalho, dando ênfase às escolhas realizadas em conjunto com os professores. Tal iniciativa teve como objetivo contribuir com o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos professores participantes da pesquisa, bem como com a ampliação do conhecimento sobre a temática, que pode, inclusive, servir para a construção de novas propostas, ainda que com desenhos diferentes do aqui relatado.

 

Teacher evaluation: a report on the development of a proposal

This article reports on the development of a proposal for teachers’ evaluation, conducted in a public elementary school, located in the city of Brasilia, Distrito Federal (Br). The evaluation process, from the definition of the design to the analysis of its results, involved some of the school teachers. Each step of this process is detailed throughout the study, emphasizing the choices made in conjunction with the teachers. This initiative aimed to contribute to the improvement of the work done by teachers participating in the research, as well as to expand the knowledge on the subject, something that can also help the development of new proposals, albeit with different designs from the one described here.

Teaching Practice; Teaching Work; Teaching Quality; Evaluation

 

 

Rapport sur l´elaboration d’une proposition d´évaluation des professeurs

Cet article présente t um rapport sur l´élaboration d´une proposition d´évaluation des professeurs dans une école publique d´enseignement élémentaire dans le quartier Asa Norte à Brasilia, Distrito Federal. Tout le processus évaluatif dés la definition du profil jusqu´à l´analyse des résultats a engagé une part des professeurs. Les étapes du processus sont détaillées au long de ce rapport, en particulier sont soulignés les choix realisés en accord avec les professeurs. L´objectif de l´initiative était de contribuer à l´amelioration du travail des professeurs à´élargir la connaissance sur le sujet aussi bien que contribuer à l´élaboration de nouvelles propositions avec des differents profils.

Pratique d’Enseignement; Travail d’Enseignement; Qualité de l’Enseignement; Évaluation

 

Evaluación de profesores: relato de la construcción de una propuesta

Este artículo presenta el relato de la construcción de una propuesta de evaluación de profesores, realizada en una escuela pública de Educación Fundamental I, localizada en la Asa Norte de Brasília, Distrito Federal. El proceso de evaluación, desde la definición de su diseño hasta el análisis de sus resultados, involucró a uma parte de los profesores de la escuela. Cada una de las etapas de este proceso se detalla a lo largo del trabajo, dando énfasis a las elecciones realizadas en conjunto con los profesores. Tal iniciativa tuvo el propósito de contribuir para mejorar el trabajo desarrollado por los docentes participantes en la investigación, así como para ampliar el conocimiento sobre la temática, que incluso puede servir para construir nuevas propuestas, aunque con diseños distintos del aquí relatado.

Práctica Docente; Trabajo Docente; Calidad de La Educación; Evaluación

 


Palavras-chave


Prática de Ensino; Trabalho Docente; Qualidade do Ensino; Avaliação

Texto completo:

PDF

Referências


BAUER, Adriana. Avaliação do desempenho de professores: pressupostos e abordagens. In: GATTI, B. (Org.). O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.

CAMPAGNUCCI, Fernanda. Silêncio dos professores? Uma interpretação sociológica sobre a “ausência” da voz docente no jornalismo educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CASSETTARI, Nathalia. Avaliação de professores: uma questão de escolhas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 166-197, jan./abr. 2014.

DANIELSON, Charlotte. Enhancing professional practice: A framework for teaching. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development, 1996.

GATTI, Bernardete A.; BARRETTO, Elba S. S. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sinopse estatística da educação básica 2014.

MAGALHÃES, Maria Cecília. Etnografia colaborativa e desenvolvimento do professor. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 23, p. 71-78, jan./jun. 1994.

NININ, Maria Otília. Pesquisa colaborativa: das práticas de pesquisa à ressignificação dos pesquisados ou ressignificando a direção escola. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: Ministério da Educação, Conselho Científico para a Avaliação de Professores, 2011.

SCRIVEN, Michael. Evaluation thesaurus. Newburry Park, California: Sage, 1991.

STAKE, Robert. The countenance of educational evaluation. Teachers College Records, v. 68, n. 7, p. 523-540, 1967.

STUFFLEBEAM, Daniel. Evaluation as enlightenment for decision-making. Ohio: Ohio State University Evaluation Center, 1968.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.