O novo (velho) paradigma educacional para o século XXI

Autores

  • Rafael Rodrigo Mueller Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc –, Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – PAICA, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, Trabalho, Educação

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos – Paica –, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.

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Biografia do Autor

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc –, Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo (GIDAFEC/UNESC/CNPq).

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Publicado

30-05-2017

Como Citar

Mueller, R. R. (2017). O novo (velho) paradigma educacional para o século XXI. Cadernos De Pesquisa, 47(164), 670–686. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3906

Edição

Seção

Artigos