Pedagogia da vigilância: o jesuíta na aldeia (séculos XVI e XVII)

Autores

  • Marcos Roberto de Faria Universidade Federal de Alfenas – Unifal –, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

História da Educação, Pedagogia, Jesuítas, Brasil

Resumo

Aprofundar a discussão acerca da prática jesuítica na província do Brasil no final do século XVI e início do XVII é a preocupação primeira deste artigo. Nesse caminho, resgatam-se alguns apontamentos a respeito dos instrumentos de vigilância que a chamada Contrarreforma pôs em cena, a fim de oferecer ao leitor as condicionantes históricas que perpassaram a atividade dos inacianos no período. Em seguida, faz se uso de documentos pesquisados no Archivum Romanum Societatis Iesu e na Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emanuelle, ambos em Roma. Por meio dessa documentação, tem-se a intenção de instigar o leitor a uma nova perspectiva em relação à atuação dos jesuítas na América portuguesa, fundamentalmente porque a fonte de que se faz uso neste artigo ainda foi pouco explorada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto de Faria, Universidade Federal de Alfenas – Unifal –, Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Educação (PUC/SP); Professor Adjunto na Universidade Federal de Alfenas - MG, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

ASSUNÇÃO, Paulo. Negócios jesuíticos: o cotidiano da administração dos bens divinos. São Paulo: Edusp, 2004.

CASTELNAU-L’ESTOILE, Charlotte. Operários de uma vinha estéril: os jesuítas e a conversão dos índios no Brasil – 1580-1620. Bauru: Edusc, 2006.

CERTEAU, Michel de. Fabula mística: la spiritualità religiosa tra il XVI e il XVII secolo. Bologna: Il Mulino, 1987.

GÉLIS, Jacques. O corpo, a Igreja e o sagrado. In: VIGARELLO, Georges (Dir.). História do corpo: da renascença às luzes. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 19-130.

HANSEN, João Adolfo. A sátira e o engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. 2. ed. rev. São Paulo; Campinas: Ateliê; Editora da Unicamp, 2004.

KARNAL, Leandro. Teatro da fé: representação religiosa no Brasil e no México do século XVI. São Paulo: Hucitec, 1998.

LEITE, Serafim da Silva. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1938-1949. 10 v.

POMPA, Cristina. Religião como tradução: missionários, tupi e tapuia no Brasil colonial. Bauru: Edusc, 2003.

VIGARELLO, Georges. Introdução. In: VIGARELLO, Georges. História do corpo: da renascença às luzes. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 15-18.

ARQUIVOS E FONTES CONSULTADOS

Archivum Romanum Societatis Iesu, Brasilia Epistolae, Roma.

Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emanuelle, Fondo Gesuitico, Roma.

Monumenta Historica Societatis Iesu, Monumenta Brasiliae IV (1563-1568), Roma.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

de Faria, M. R. (2016). Pedagogia da vigilância: o jesuíta na aldeia (séculos XVI e XVII). Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1010–1026. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3816

Edição

Seção

Artigos