A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica

Autores

  • Elaine Conte Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Centro Universitário La Salle – Unilasalle –, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Experiência, Estética.

Resumo

O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pela reconstrução estética de significados? Como pensar a dimensão expressiva da educação no âmbito da instrumentalidade? Por meio de um estudo hermenêutico, buscamos compreender e repensar as tecnologias, discutindo uma mediação crítica do universo da arte na educação, enquanto gesto reflexivo, intercâmbio dialógico e emancipatório, ao mesmo tempo possível e bloqueado pelas relações opostas e intensas da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Centro Universitário La Salle – Unilasalle –, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro Universitário La Salle – Unilasalle –, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria estética. Tradução de Artur Mourão. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1992a.

ADORNO, Theodor. Anotações sobre teoria e prática. In: RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Quatro textos clássicos. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. São Carlos: UFSCar, 1992b.

Publicação interna.

ADORNO, Theodor. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão na audição. In: ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Nova cultural, 1996. p. 65-108.

ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

BARBOSA, Ricardo C. Dialética da reconciliação: estudo sobre Habermas e Adorno. Rio de Janeiro: Uapê, 1996.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte no tempo de suas técnicas de reprodução. In: BENJAMIN, Walter; ADORNO, Theodor; GOLDMAN, Lucien. Sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. v. 4. BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 114-119.

GADAMER, Hans-Georg. Elogio de la teoría: discursos y artículos. Tradução de Anna Poca Casanova. Barcelona: Península, 1993.

GOERGEN, Pedro L. A crítica da modernidade e a educação. Pro-posições, Campinas, v. 7, n. 2, p. 5-28, jul. 1996.

HABERMAS, Jürgen. Modernidade: um projeto inacabado. In: ARANTES, O.; ARANTES, P. Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MARTINI, Rosa Maria F. Reencantar a ação educativa, um empreendimento possível? Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 15-21, jul./dez. 2005.

TIBURI, Márcia. Metamorfose do conceito: ética e dialética negativa em Theodor Adorno. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da educação: mímesis e razão comunicativa. Ijuí, Editora da Unijuí, 2000.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Conte, E., & Devechi, C. P. V. (2016). A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1216–1233. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3724

Edição

Seção

Artigos