Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica

Autores

  • Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN
  • Marcia Torres Neri Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Pesquisa-Ação, Currículo, Deficiência, Inclusão Escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o currículo de uma escola pública, em particular aspectos relacionados à inclusão de estudantes com deficiência expressos no espaço escolar e em situações coletivas de uma formação continuada desenvolvida na referida escola. Com base numa pesquisa-ação colaborativo--crítica no contexto da educação básica junto a 26 professores e um intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras –, o estudo revelou não somente a prevalência de padrões homogeneizantes, a exemplo do caso típico de todos os estudantes com deficiência postos juntos em uma mesma turma do ensino regular, bem como a necessidade do espaço formativo para os docentes na escola. Notadamente, os estudos curriculares oportunizam a (re)discussão da inclusão escolar sem desarticulá-la do contexto macro da educação.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Professora Adjunta da Universidade Federald o Rio Grande do Norte(UFRN)a tuando no Centro de Educação.

Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação(DFPE)

Docente Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)

Marcia Torres Neri Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana - BA (Seduc)

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Magalhães, R. de C. B. P., & Soares, M. T. N. (2016). Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1124–1147. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3717

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