Educação estética, cinema e alteridade

Autores

  • Ananda Vargas Hilgert Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Cinema, Cultura, Ética, Educação Estética.

Resumo

Neste artigo discutimos as relações entre educação e alteridade, a partir de uma pesquisa com universitários estrangeiros, convidados a debater filmes brasileiros em situação de sala de aula. Com base em pensadores como Alain Badiou, Carlos Skliar e Julia Kristeva, descrevemos os modos pelos quais as narrativas mobilizaram os jovens, em torno da complexa questão do “olhar do estrangeiro” e da relevância desse tema para a educação. Tratamos das expectativas do aluno estrangeiro, diante de uma cultura distinta da sua, quando em contato com narrativas audiovisuais produzidas no Brasil. Nas conclusões, trazemos novas questões suscitadas pelo trabalho com os alunos, as quais focam o tema da formação ético-estética, implicada na experiência com o cinema e com a alteridade.

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Biografia do Autor

Ananda Vargas Hilgert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Educação e doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Hilgert, A. V., & Fischer, R. M. B. (2016). Educação estética, cinema e alteridade. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1234–1257. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3700

Edição

Seção

Artigos