Percorrendo labirintos: trajetórias e desafios de estudantes de engenharias e licenciaturas

Autores

  • Lindamir Salete Casagrande Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8233-229X
  • Ângela Maria Freire de Lima e Souza Universidade Federal da Bahia – UFBA –, Salvador, Bahia, Brasil

Palavras-chave:

Engenharia, Licenciatura, Homens, Mulheres

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar trajetórias de estudantes de engenharias e licenciaturas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – e na Universidade Federal da Bahia – UFBA –, considerando possíveis fatores relacionados ao gênero que impactem nesses percursos. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira quantitativa e a segunda, na qual foi baseado este artigo, qualitativa, em que foram entrevistadas/os estudantes de Engenharia Mecânica e Civil e Licenciatura em Letras e Matemática das duas universidades. Com o estudo percebeu-se que há diferença nas trajetórias e desafios enfrentados por homens e mulheres que ousam adentrar em universos acadêmicos socialmente percebidos como reduto do sexo oposto. Mulheres na engenharia e homens nas licenciaturas são os mais expostos a preconceitos e discriminações.

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Biografia do Autor

Lindamir Salete Casagrande, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

Pós-doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e feminismo – PPGNEIM/UFBA. Doutora e Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora do DAMAT/PPGTE/UTFPR. Pesquisadora do Núcleo de Gênero e Tecnologia – GeTec. Coordenadora editorial dos Cadernos de Gênero e Tecnologia.

Ângela Maria Freire de Lima e Souza, Universidade Federal da Bahia – UFBA –, Salvador, Bahia, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do PPGNEIM/UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos de Ciência e Gênero – CIGE.

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Publicado

14-03-2017

Como Citar

Casagrande, L. S., & Lima e Souza, Ângela M. F. de. (2017). Percorrendo labirintos: trajetórias e desafios de estudantes de engenharias e licenciaturas. Cadernos De Pesquisa, 47(163), 168–200. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3658

Edição

Seção

Tema em Destaque - Mulheres em carreiras de prestígio: conquistas e desafios à feminização