As funções educativas dos e-parlamentos: uma análise longitudinal do caso brasileiro

Autores

  • Sergio Soares Braga Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil
  • Isabele Batista Mitozo Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil;
  • Julia Tadra Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil;

Palavras-chave:

Internet, Brasil, Parlamento, Educação.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a análise dos websites legislativos brasileiros em nível estadual (assembleias legislativas), observando de modo ilustrativo o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), tendo em vista as funções exercidas pelos parlamentos, tais como as de legislação, legitimação, representação, supervisão, educação e participação. A investigação se concentra em comparar os websites nos anos de 2014 (início das legislaturas) e 2016, preocupando-se em verificar a influência de fatores socioeconômicos e políticos sobre os índices, bem como sua evolução ao longo desse período. Os resultados indicam que, ao contrário do esperado, não houve uma atenuação da fratura digital, especialmente em relação às funções educativas dos e-parlamentos.

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Biografia do Autor

Sergio Soares Braga, Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2008).Atualmente é professor adjunto nível IV da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência Política, tendo publicado trabalhos científicos nas seguintes áreas: internet e política, elites, instituições e novas tecnologias, análise de processos decisórios e comportamento legislativo. Coordenador de projetos financiado pelo CNPq sobre o uso das novas tecnologias pelas elites parlamentares brasileiras e seus impactos nos processos de representação política (2009-2013), e dos ST e GT na Anpocs (Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura) (2010-2015). Fez estágio pós-doutoral no Institute of Communication Studies da Universidade de Leeds (2013-2014).

Isabele Batista Mitozo, Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil;

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

Julia Tadra, Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil;

Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Braga, S. S., Mitozo, I. B., & Tadra, J. (2016). As funções educativas dos e-parlamentos: uma análise longitudinal do caso brasileiro. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1192–1215. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3645

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Artigos