Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil

Autores

  • Rejane de Souza Fontes Agência Nacional de Aviação Civil – Anac –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Claudia Musa Fay Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Palavras-chave:

Formação Profissional, Competência, Segurança, Licença de Piloto de Tripulação Múltipla – MPL.

Resumo

O artigo se propõe, com base em uma revisão bibliográfica, apresentar uma discussão sobre a trajetória da formação do piloto no Brasil e o paradigma de sua formação baseada em competência. Apresenta como objeto de análise a licença de Piloto de Tripulação Múltipla [Multi-crew Pilot Licence] – MPL. A licença de MPL, a primeira criada em mais de quarenta anos de existência da Organização de Aviação Civil Internacional – ICAO –, introduziu um debate sobre a formação do piloto diante dos avanços tecnológicos produzidos pela indústria aeronáutica e o processo de automação das aeronaves. Embora ainda não haja dados suficientes para comprovar a eficácia da licença de MPL, resultados preliminares apontam que sua formação baseada em competência pode ser igual ou superior à formação do piloto tradicional.

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Biografia do Autor

Rejane de Souza Fontes, Agência Nacional de Aviação Civil – Anac –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela UERJ, Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC e Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-RS.

Claudia Musa Fay, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS –, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em História e da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Fontes, R. de S., & Fay, C. M. (2016). Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1148–1170. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3539

Edição

Seção

Artigos