Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI?

Autores

  • Michael F. D. Young Professor da University College London Institute of Education – UCL –, Londres, Reino Unido

Palavras-chave:

Conhecimento, Currículo Escolar, Teoria do Currículo, Inglaterra.

Resumo

Neste artigo, evidencio a tendência de temor ao conhecimento, tanto no pensamento acadêmico quanto nas políticas educacionais na Inglaterra. Em vez de considerar o conhecimento como uma fonte de liberdade, de acordo com o grande filósofo do Iluminismo, identifico uma preocupante tendência a crer na experiência e considerar o conhecimento como algo do qual se deve ser “libertado”. Vou explorar uma alternativa a esse “medo do conhecimento”, com a ideia de que o currículo deve representar o direito de todos os estudantes ao “conhecimento poderoso”. Ambos os conceitos, poder e conhecimento, requerem um esclarecimento. Para tanto, devo enfatizar, por um lado, o conceito de “conhecimento poderoso” como um princípio curricular e a ideia que todos os alunos têm o direito de acessar o conhecimento poderoso e a importância de diferenciar currículo nacional e currículo escolar, bem como os conceitos de currículo e pedagogia. 

 

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Young, M. F. D. (2016). Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI?. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 18–37. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3533

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas