Estudantes e avaliação da universidade: um estudo conjunto Brasil-Portugal

Autores

  • Denise Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Rui Santiago Universidade de Aveiro
  • Maria Cecília Loréa Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Elly Herz Genro Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marlis Polidori Centro Universitário Metodista IPA – RS
  • Cecilia Broilo Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ana Maria Braga Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Avaliação da Aprendizagem, Universidades, Estudantes

Resumo

Este artigo trata da percepção dos estudantes sobre avaliação das universidades. Origina-se da segunda fase de estudo desenvolvido ao abrigo da cooperação internacional CNPq-ICCTI. Dele participaram 476 alunos de duas universidades públicas brasileiras e uma portuguesa. As respostas a um questionário com questões abertas foram organizadas em categorias segundo o seu significado, com apoio de dispositivo informático para análise de dados qualitativos, e permitiram entender que, em geral, os estudantes pesquisados reconhecem a importância dos processos de avaliação e formam seus próprios conceitos sobre o tema. Para os alunos brasileiros, a avaliação parece ter sentido de avaliação institucional. Para os estudantes portugueses, a avaliação parece ter um significado de avaliação institucional e da aprendizagem. As culturas estudantis de repúdio à avaliação única de uma prova nacional, no caso brasileiro, parecem ter influenciado suas percepções sobre formatos avaliativos. As culturas estudantis relativas à competitividade do mercado, no caso português, valorizaram a avaliação como regulação. Em ambos os casos, os estudantes destacaram tanto a legitimidade da avaliação para a sociedade e os sistemas educativos (cultura englobante) quanto para o cotidiano das universidades (cultura englobada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Rui Santiago, Universidade de Aveiro

Maria Cecília Loréa Leite, Universidade Federal de Pelotas

Maria Elly Herz Genro, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Marlis Polidori, Centro Universitário Metodista IPA – RS

Cecilia Broilo, Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Ana Maria Braga, Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS

Downloads

Publicado

30-12-2007

Como Citar

Leite, D., Santiago, R., Leite, M. C. L., Genro, M. E. H., Polidori, M., Broilo, C., & Braga, A. M. (2007). Estudantes e avaliação da universidade: um estudo conjunto Brasil-Portugal. Cadernos De Pesquisa, 37(132), 661–686. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/347

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)