Construção e validação de uma escala de valores sociomorais

Autores

  • Marialva Rossi Tavares Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Maria Suzana De Stefano Menin Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil; bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PQ/CNPq
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Marília, São Paulo, Brasil
  • Telma Pileggi Vinha Professora assistente doutora da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil
  • Luciene Regina Paulino Tognetta Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Araraquara, São Paulo, Brasil
  • Raul Aragão Martins da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
  • Adriano Moro Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9625-3923

Palavras-chave:

Valores Sociomorais, Teoria da Resposta ao Item – TRI –, Juízo Moral

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item – TRI –, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisa.

 

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Biografia do Autor

Marialva Rossi Tavares, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil;

Maria Suzana De Stefano Menin, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil; bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PQ/CNPq

Professora titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil; bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PQ/CNPq

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Marília, São Paulo, Brasil

Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Marília, São Paulo, Brasil

Telma Pileggi Vinha, Professora assistente doutora da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Professora assistente doutora da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, Campinas, São Paulo, Brasil

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Araraquara, São Paulo, Brasil

Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Araraquara, São Paulo, Brasil

Raul Aragão Martins, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Professor Adjunto III da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Adriano Moro, Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Assistente técnico de pesquisa da Fundação Carlos Chagas – FCC –, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Tavares, M. R., Menin, M. S. D. S., Bataglia, P. U. R., Vinha, T. P., Tognetta, L. R. P., Martins, R. A., & Moro, A. (2016). Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 186–210. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3460

Edição

Seção

Artigos