Dispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Escola de Educação Básica e Profissional, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Marlucy Alves Paraíso Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas – GECC – da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Escrita, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo discute as condições de emergência e os efeitos do dispositivo da antecipação da alfabetização, que muda a idade em que a alfabetização deve ser consolidada para o primeiro ano do ensino fundamental. Argumenta-se que historicamente foi engendrado um dispositivo que articulou diferentes discursos, enunciados científicos, leis, proposições filosóficas, jurídicas e morais que têm como efeito nas escolas a exigência de que as crianças sejam alfabetizadas no primeiro ano. A discussão sobre a maturidade, os estudos sobre a psicogênese da escrita e sobre letramento são aqui analisados como práticas discursivas que deram as condições de emergência de um dispositivo que antecipa não somente a entrada no ensino fundamental, mas também a exigência da alfabetização plena dessas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Escola de Educação Básica e Profissional, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Maria Carolina da Silva Caldeira é professora da Escola de Educação Básica e Profissional – Centro Pedagógico da UFMG e doutoranda na Faculdade de Educação da UFMG.

Marlucy Alves Paraíso, Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas – GECC – da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; Fundadora e atual coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPQ. 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo. Outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, 2° semestre de 2005.

AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.

BAPTISTA, Monica. Alfabetização e letramento em classes de crianças menores de sete anos. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de educação física; ensino de geografia; ensino de história; escola, família e comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 95-110.

BAPTISTA, Monica et al. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Brasília, DF: MEC, 2009.

BRANDÃO, Ana; ROSA, Ester. Apresentação. In: BRANDÃO, Ana; ROSA, Ester. Ler e escrever na educação infantil. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 7-12.

BRANDÃO, Ana; LEAL, Telma. Alfabetizar e letrar na educação infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, Ana; ROSA, Ester. Ler e escrever na educação infantil. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 13-32.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília: MEC/SEB, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Estudo apresentado pelo conselheiro Francisco Aparecido Cordão, em 08/12/2011, à Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação a propósito de consulta da Federação das Escolas Waldorf no Brasil inicial de alunos no ensino fundamental de nove anos. Brasília: MEC, 2011.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary. Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras

conceituais. Educação e Sociedade, v. 33, n. 18, p. 291-305, jan./mar. 2012.

CORAZZA, Sandra. O que faz gaguejar a linguagem da escola. In: CANDAU, Vera (Org.) Linguagens, espaço e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 89-103.

CORREA, Bianca. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na

implantação de uma nova política. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 105-120, abr. 2011.

DORNELLES, Leni. Os alfabetizados-desviantes ou sobre a educação dos 6 anos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 141-155, abr. 2011.

EDWARDS, Caroline; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: as abordagens de Reggio Emile. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 7-17, fev. 1985.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1992.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FONSECA, Anita. O livro de Lili. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1961.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes, 1972.

FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: MACHADO, Roberto. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000a. p. 243-276.

FOUCAULT, Michel. Nietzche, a genealogia e a história. In: MACHADO, Roberto. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000b. p. 15-37.

FOUCAULT, Michel. Verdade e poder. In: MACHADO, Roberto. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000c. p. 1-14.

FRADE, Isabel. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. (Alfabetização e letramento).

GOUVEA, Maria. Tempos de aprender: a produção história da idade escolar. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 8, p. 265-288, 2004.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KISHIMOTO, Tizuko. Alfabetização e letramento/literacia no contexto da educação infantil: desafios para o ensino, para a pesquisa e para a formação. In: FRADE, Isabel et al. (Org.).

Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 134-156.

KISHIMOTO, Tizuko et al. Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 191-210, abr. 2011.

KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 1995.

KRAMER, Sonia; ABRAMOVAY, Miriam. Alfabetização na pré-escola: exigência ou necessidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 103-107, fev. 1985.

LEAL, Telma; SILVA, Alexsandro. Brincando, as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua. In: BRANDÃO, Ana; ROSA, Ester. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica: 2010.

LEITE, Sergio. Preparando a alfabetização. São Paulo: Edicon, 1984.

LOURENÇO FILHO, Manuel. Testes ABC para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita. 13. ed. Brasília, DF: Inep, 2008.

MACIEL, Francisca. Ler, escrever e contar... A história da alfabetização em Minas Gerais. In: PERES, Eliane; TAMBARA, Elomar (Org.). Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX). Pelotas: Seiva, 2003. p. 11-26.

MACIEL, Francisca. Lucia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

MACIEL, Francisca; LÚCIO, Iara. Os conceitos de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria e prática. In: CASTANHEIRO, Maria; MACIEL, Francisca; MARTINS, Raquel (Org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 13-34.

MALAGUZZI, Loris. Apresentação. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lelia; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: ArtMed, 1999. p. 8-10.

MEYER, Dagmar. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 47-62.

MOLL, Jacqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.

MORTATTI, Maria. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

MORTATTI, Maria. Educação e letramento. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

MORTATTI, Maria. História dos métodos de alfabetização no Brasil: conferência de abertura. In: SEMINÁRIO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM DEBATE, 2006. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006.

OLIVEIRA, Sueli. O ingresso no ensino fundamental com cinco anos: direito à escolarização ou negação do direito à infância? 2012 (Ensaio). Disponível em: <http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id694.htm>. Acesso em: 30 mar. 2013.

OLIVEIRA, Maria; MONTEIRO, Conceição. Metodologia da linguagem. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1983.

PANSINI, Flavia; MARIN, Aline. O ingresso de crianças de 6 anos no ensino fundamental: uma pesquisa em Rondônia. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 87-103, abr. 2011.

PARAÍSO, Marlucy. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 23-46.

PARAÍSO, Marlucy. Currículo, Cultura e Diferença: “Gabriel e eu” ou “o amor é o signo”. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 11; COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO, 7; COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 1., 18 a 21 de setembro de 2014, Braga. Anais... Braga: Universidade do Minho, 2014.

PINTO, Juliana. A escolha de escolas Waldorf por famílias das camadas médias. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

POPKEWITZ, Thomas. Pisa: números, conduta de normalização, e a alquimia das disciplinas escolares. In: FAVACHO, André; PACHECO, José; SALES, Shirlei (Org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013. p. 89-108.

SANTOS, Lucíola; VIEIRA, Lívia. “Agora seu filho entra mais cedo na escola”: a criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos em Minas Gerais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 775-796, out. 2006.

SMOLKA, Ana. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: Inep/Reduc, 1991.

SOARES, Magda. Letramento/Alfabetismo. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 2, n. 10, p. 83-89, 1996.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera. Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003a. p. 89-113.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003b.

SOARES, Magda. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. p. 54-67.

SOARES, Magda; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000. (Estado do Conhecimento).

TFOUNI, Leda. Adultos não-alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

WEISZ, Telma. Apresentação. In: FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. IV-XI.

WEISZ, Telma. Telma Weisz fala da alfabetização nas escolas públicas nas últimas décadas. Nova Escola. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/telma-weiszfala-alfabetizacaoescolas-publicas-ultimas-decadas-683815.shtml/>. Acesso em: 30 mar. 2012.

Downloads

Publicado

14-10-2016

Como Citar

Caldeira, M. C. da S., & Paraíso, M. A. (2016). Dispositivo da antecipação da alfabetização: condições de emergência e contornos atuais. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 846–868. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3442

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.