Suporte parental para crianças do ensino fundamental

Autores

  • Idonézia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Mauro Luís Vieira Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Anna Maria Faracco Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

Suporte parental, Escolas, Desenvolvimento da Criança, Rendimento Escolar

Resumo

A família tem sido relacionada tanto ao sucesso quanto ao fracasso das crianças na escola e tem sido apontada como fonte estimuladora da produtividade e do ajuste escolar, bem como da desvalorização da educação. A presente pesquisa investigou as expectativas e a concepção sobre suporte parental de 97 pais de crianças do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública de Florianópolis. Os instrumentos para a coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e um questionário socioeconômico. Ancorada no método de levantamento de dados, de cunho descritivo e exploratório e de natureza qualitativa, a pesquisa mostrou que ambos os pais colocam bastante ênfase no desenvolvimento cognitivo de seus filhos e oferecem recursos que podem auxiliar na obtenção de bons desempenhos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Idonézia Collodel Benetti, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Mestre em Psicologia e em Letras e doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Mauro Luís Vieira, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Anna Maria Faracco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

14-10-2016

Como Citar

Benetti, I. C., Vieira, M. L., & Faracco, A. M. (2016). Suporte parental para crianças do ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 784–801. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3424

Edição

Seção

Artigos